Serviços, comércio e agropecuária geram 1.298 novos empregos no Tocantins e jovens são os mais beneficiados

Serviços, comércio e agropecuária lideram criação de 1.298 empregos formais no Tocantins em agosto
Foto: Thayná Neiva/Governo do Tocantins

 

O Tocantins fechou agosto de 2025 com 1.298 novos empregos com carteira assinada, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado na segunda-feira, 29, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado do ano, de janeiro a agosto, o estado soma 10.610 novos postos de trabalho.

Entre os segmentos da economia, serviços lideram com 496 novas vagas, seguidos pelo comércio (389), agropecuária (353) e indústria (109). Apenas a construção apresentou saldo negativo, com 49 postos a menos. O setor agropecuário mostrou recuperação, com variação de 1,12% entre julho e agosto.

A maioria das vagas exigia ensino médio completo, com 1.130 ocupantes nesse perfil. Entre os contratados, 699 eram homens e 599 mulheres, e o grupo de 18 a 24 anos recebeu 716 vagas, mostrando que a juventude foi a mais beneficiada.

Municípios com mais oportunidades

No Tocantins, Araguaína liderou as contratações de agosto com 239 novos empregos, seguida por Palmas (206), Gurupi (157) e Lagoa da Confusão (129). O estoque de empregos formais já alcança 40,5 mil vínculos na cidade de Araguaína.

Panorama nacional

No Brasil, o saldo de empregos formais entre janeiro e agosto foi positivo em 1,5 milhão de vagas, elevando o total de trabalhadores com carteira assinada para 48,69 milhões, o maior da série histórica.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias