A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) estendeu até 8 de outubro o prazo de inscrições para o Vestibular 2026/1, voltado aos cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) do Projeto TO Graduado, de interiorização universitária. Ao todo, são oferecidas 1.240 vagas gratuitas distribuídas em 15 municípios, com inscrições exclusivamente online pelo site oficial da Unitins.
Os cursos disponíveis são:
-
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Araguaçu, Arapoema, Caseara, Itacajá, Natividade, Palmas, Paranã, Ponte Alta do Tocantins, Sítio Novo e Xambioá.
-
Tecnologia em Gestão do Agronegócio: Campos Lindos, Colinas do Tocantins, Colmeia, Guaraí, Miranorte e Palmas.
-
Tecnologia em Gestão Pública: Araguaçu, Arapoema, Campos Lindos, Caseara, Colinas do Tocantins, Colmeia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Palmas, Paranã, Ponte Alta do Tocantins, Sítio Novo e Xambioá.
As atividades são realizadas presencialmente nos polos, mas o conteúdo dos cursos é oferecido à distância.
Metade das vagas é destinada a estudantes que concluíram ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro desse percentual, há reservas para negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, conforme a Lei Estadual nº 3.458/2019.
Próximos passos do vestibular
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, reforça que a prorrogação amplia oportunidades de acesso à graduação. “São 3 cursos EaD com inscrições gratuitas. A Unitins tem se consolidado como referência em Educação a Distância no Brasil e o TO Graduado tem se mostrado um instrumento de transformação social ao proporcionar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade em diversas regiões do Tocantins”, disse.
“Estamos convencidos de que este vestibular representará mais uma chance de democratizar o acesso à graduação e reforçar o papel da Unitins como uma universidade comprometida com a interiorização e a inclusão. E a prorrogação das inscrições permite que mais pessoas possam garantir a participação nesse processo importante para o futuro acadêmico e profissional”, completou.
As provas do vestibular estão previstas para 30 de novembro, e as aulas devem começar em fevereiro de 2026. O edital completo está disponível no site da Unitins.