Procon Tocantins notifica restaurante por cobrança abusiva de multa devido à perda de comanda

 

O Procon Tocantins notificou um restaurante no município de Cariri do Tocantins nessa quinta-feira, 19, após receber denúncias de consumidores sobre a cobrança de uma multa de R$ 200,00 devido à perda da comanda. A fiscalização foi realizada em resposta a essas queixas.

Na notificação, o Procon determinou que o restaurante suspendesse a cobrança de qualquer valor relacionado à perda da comanda. Caso a prática continue, o estabelecimento poderá sofrer sanções administrativas, conforme o artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é considerado abusivo exigir do consumidor uma vantagem manifestamente excessiva. A cobrança por perda da comanda transfere injustamente a responsabilidade pelo controle do consumo para o cliente, algo que deve ser responsabilidade do próprio restaurante.

Magno Silva, superintendente interino do Procon Tocantins, ressaltou que tal prática é inaceitável e fere os direitos do consumidor.  “Essa prática é inaceitável e fere os direitos do consumidor. O controle do consumo é de responsabilidade do estabelecimento, que precisa adotar sistemas eficientes para evitar esse tipo de transtorno ao cliente. Estamos atentos e prontos para atuar em defesa dos consumidores tocantinenses”.

Responsabilidade do estabelecimento comercial

É obrigação do restaurante controlar o consumo dos clientes e garantir que não sejam penalizados pela perda da comanda. O estabelecimento deve implementar sistemas adequados para gerenciar o consumo e o pagamento, sem prejudicar o consumidor caso ocorra extravio da comanda.

Orientação ao consumidor

O Procon Tocantins orienta que consumidores que enfrentem situações semelhantes entrem em contato com o órgão. As denúncias podem ser registradas pelo Disque Procon 151 ou pelo WhatsApp Denúncia, no número (63) 99216-6840.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]