Com a proximidade das promoções da Black Friday, o monitoramento de preços nos estabelecimentos do Estado foi iniciado pela Superintendência de Defesa e Proteção do Consumidor do Tocantins (Procon Tocantins) na última segunda-feira, 6.
Foram monitorados 160 estabelecimentos em diversos municípios, incluindo Palmas, Porto Nacional, Gurupi, Dianópolis, Guaraí, Colinas, Araguaína, Araguatins e Tocantinópolis.
No total, 1.602 produtos foram fiscalizados, abrangendo uma variedade de itens, como carros, motos, celulares, tablets, notebooks, perfumes, relógios, óculos, roupas, calçados, eletrodomésticos e móveis.
ORIENTAR CONSUMIDORES
O objetivo dessa ação é orientar o consumidor para evitar possíveis casos de propaganda enganosa. Durante a Black Friday, no dia 24/11, os fiscais do Procon, munidos dos dados do monitoramento, retornarão aos estabelecimentos. Caso sejam identificados preços superiores aos praticados antes das ofertas anunciadas ou outras irregularidades, as empresas serão autuadas.
Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins, destaca a importância de informar os consumidores de forma clara para evitar enganos. “O Procon Tocantins está atento a qualquer mudança nos preços”.
Durante o monitoramento realizado nos dias 6, 7 e 8 de novembro, a ausência de precificação foi o principal problema identificado. Os consumidores são aconselhados a ficarem atentos aos seus direitos e a saberem o que podem exigir.
Em caso de falsos descontos, os consumidores podem denunciar através do Disque Procon 151 ou pelo Whats Denúncia 63 99216-6840. Para formalizar reclamações, é possível acessar o site www.to.gov.br/procon.