Com o objetivo de ampliar as ações de controle populacional de animais domésticos, a Prefeitura de Palmas está levando o Castramóvel aos distritos de Taquaruçu e Buritirana. A iniciativa, organizada pelas Secretarias Municipais de Saúde (Semus) e de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebem), oferece castração gratuita para cães e gatos saudáveis com idade entre seis meses e oito anos, destinada exclusivamente aos moradores dessas localidades.
Os agendamentos começam nesta sexta-feira, 24 , e serão feitos presencialmente na Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Pereira Morato ou por meio dos agentes comunitários de saúde. O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, mediante marcação prévia.
Animais que estejam prenhes, no cio ou amamentando não poderão participar da ação. A previsão é de que aproximadamente 500 castrações sejam realizadas no período de dois meses.
Documentos exigidos e cuidados pós-cirúrgicos
Para agendar o atendimento, o tutor do animal deve apresentar documento de identidade (RG), CPF, comprovante de endereço, cartão do SUS e, se tiver, o cartão de vacinação do pet. É necessário que o responsável tenha mais de 18 anos, assine o termo de autorização e preencha o formulário de microchipagem. Após a cirurgia, o tutor receberá receita médica, orientações de cuidados pós-operatórios e todas as informações necessárias para garantir a recuperação segura do animal.
Região isolada foi escolhida para avaliação dos resultados
Segundo a secretária de Proteção e Bem-Estar Animal, Gabriela Siqueira Campos, Taquaruçu foi o ponto inicial escolhido por ser uma região mais isolada, o que facilitará a análise dos impactos da castração na comunidade local.
“Essa ação é estratégica para o manejo responsável das populações de cães e gatos. Com ela, podemos planejar novas etapas e ampliar o atendimento, com a meta de tornar Palmas uma cidade Animal de Rua Zero”, destacou Gabriela.
Parceria entre secretarias reforça compromisso com saúde pública
A secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, destacou que o trabalho conjunto entre as duas pastas fortalece o compromisso com a saúde pública e o bem-estar animal. “Essa parceria reforça o compromisso da gestão em promover saúde pública de forma integral, cuidando não apenas das pessoas, mas também dos animais e do ambiente em que vivemos. A castração é uma medida preventiva importante, que ajuda a reduzir abandonos e doenças, e reflete o cuidado da Prefeitura Municipal de Palmas com o bem-estar da comunidade como um todo”.
Novos mutirões serão realizados em outras regiões
A Prefeitura informou ainda que, ao longo do próximo mês, o Castramóvel percorrerá outras áreas de Palmas, com novos mutirões simultâneos para ampliar o acesso ao serviço gratuito. O equipamento utilizado na ação foi adquirido com recursos de uma emenda parlamentar de R$ 330 mil, proposta pelo deputado estadual Júnior Geo.