A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, assinou nessa terça-feira, 4, um convênio com o Hospital Padre Luso para realizar cirurgias eletivas destinadas a pacientes em lista de espera. O convênio prevê um investimento inicial de R$ 2.038.971,70 para a realização de 453 cirurgias, abrangendo 29 tipos de procedimentos.
As intervenções cirúrgicas programadas iniciarão em setembro, oferecendo alívio para aqueles que aguardam por tratamento. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas desempenhará o papel de regulamentar e direcionar os pacientes, enfatizando a manutenção das Unidades de Saúde da Família (USFs) como principal via de acesso ao atendimento.
Cinthia Ribeiro expressou seu entusiasmo com a formalização do acordo: “Esta parceria estende-se muito além das 453 cirurgias. O Hospital Padre Luso continuará a ser um recurso essencial para os habitantes da região sul de Palmas. A assinatura de hoje simboliza uma era de avanço na saúde da nossa cidade, reforçando os consideráveis esforços já realizados neste ano”, declarou.
PERSPECTIVAS
Anna Crystina Mota, a secretária da Semus, compartilhou uma visão otimista. Ela apontou que a iniciativa do Hospital Padre Luso vai ao encontro das ambições contínuas da prefeitura em ampliar os serviços de saúde a nível municipal, garantindo mais eficiência e resolução para os desafios enfrentados pela população.
“O objetivo é tirar pacientes da lista de espera e satisfazer essa necessidade crescente. É um passo substancial no fortalecimento da nossa rede de saúde, e continuaremos a procurar recursos adicionais para expandir o alcance e o número de cirurgias disponíveis”, pontuou a secretária.
Maria Alice de Araújo, diretora-geral do Hospital Padre Luso, mencionou o crescimento que a instituição vivenciará por meio desta nova colaboração com a prefeitura, que já havia sido vista anteriormente na referência dos pacientes pelo Semus para exames. “Agora dando um passo além, o hospital aumentará seu leque de serviços com a inclusão das cirurgias eletivas, marcando um ganho significativo para todos os cidadãos”.
LEGISLAÇÃO E INFRAESTRUTURA
Em uma ação relacionada, em novembro de 2023, a prefeita Cinthia Ribeiro assinou a Lei Complementar Nº 431, que regulariza a doação da área onde o Hospital Padre Luso foi construído, localizado no Jardim Aureny III.