Prazo para responder ao Censo das UBS se encerra nesta quarta-feira 31; Tocantins ainda tem unidades pendentes

O objetivo é compreender as necessidades das UBSs em todo o Brasil

 

O governo federal divulgou que o prazo para gestores municipais responderem ao Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS) é amanhã, 31 de julho. No Tocantins, há 229 UBSs que ainda não responderam ao questionário, e outras 47 unidades precisam completar a pesquisa.

O Censo das UBS é um levantamento coordenado pelo Ministério da Saúde, em colaboração com o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde. O objetivo é compreender as necessidades das UBSs em todo o Brasil. Clique aqui e confira.

O levantamento busca identificar as áreas para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), além das demandas dos profissionais e gestores locais em relação à infraestrutura, insumos, equipamentos e serviços oferecidos.

Como Preencher o Questionário

Para responder ao Censo, os gestores municipais devem acessar a plataforma e-Gestor (aqui). O acesso ao sistema requer login gov.br e a manifestação de interesse do gestor municipal, realizada no sistema “Gerencia APS” dentro do e-Gestor. Após a confirmação da adesão, a plataforma do Censo será desbloqueada para que os responsáveis possam cadastrar informações e preencher o questionário.

É recomendado que um respondente por UBS seja escolhido, preferencialmente o gerente ou coordenador da unidade, ou um profissional da área de saúde com conhecimento sobre a unidade.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias