Prazo para declaração de rebanhos começa dia 1º de maio em todo o Tocantins

 

A partir de 1º de maio, produtores rurais de todo o Tocantins deverão declarar os dados do rebanho existente em suas propriedades. A medida, conduzida pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), se estende até o dia 31 do mesmo mês e é obrigatória para todas as propriedades cadastradas com animais.

A declaração inclui a atualização de informações sobre diversas espécies, como bovinos, búfalos, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, abelhas, animais aquáticos, além de equídeos como cavalos, jumentos e muares. Estima-se que 58 mil propriedades estejam aptas a prestar essas informações junto à Adapec.

Onde declarar e o que acontece se não fizer

Para cumprir a exigência, o produtor deve comparecer a uma unidade da Adapec e preencher o formulário com os dados atualizados do rebanho. O não cumprimento da obrigação implica multa de R$ 127,69 por propriedade e bloqueio da ficha de movimentação animal até que a situação seja regularizada.

 

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias