Com o início do período de chuvas, a recomendação é que os motoristas fiquem ainda mais atentos ao estado dos pneus. A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Tocantins (AEM) reforça que é essencial verificar a qualidade, a vida útil e o desgaste da banda de rodagem, que não pode ficar abaixo de 1,6 milímetro.
Em caso de troca, é importante confirmar se o pneu novo possui certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Essa identificação fica na lateral, conhecida como flanco.
A presidente em exercício da AEM, Débora Vasconcelos, lembra que essa checagem não deve ser ignorada. “O Selo Inmetro garante que o pneu passou por testes de qualidade e desempenho. Trata-se de um item diretamente ligado à segurança viária, tanto dos passageiros quanto do veículo”, destaca.
O que garante a certificação do Inmetro
A equipe técnica da área de Qualidade da Agência de Metrologia explica que pneus novos e também os reformados recapados, recauchutados ou remoldados precisam obrigatoriamente ter o Selo de Conformidade do Inmetro. Isso assegura que todos foram submetidos aos testes exigidos.
Entre os ensaios, está o de velocidade sob carga, que verifica a resistência do pneu. Durante esse procedimento, o produto não pode apresentar qualquer deformação.
Além disso, todos os pneus vendidos no país devem informar ao consumidor seu desempenho em pista molhada, impacto no consumo de combustível e nível de ruído ao rodar. Esses dados fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o mesmo que avalia eficiência energética de carros e eletrodomésticos.
Onde comprar com segurança
Para evitar problemas, a AEM orienta que a compra seja feita sempre no comércio formal, com a emissão da nota fiscal. Segundo a Agência, esse documento é importante para acionar o fabricante quando necessário e é fundamental em casos de troca, garantia ou reclamações.
Caso o consumidor encontre pneus sem o Selo do Inmetro, pode registrar a ocorrência na Ouvidoria da Metrologia Estadual pelo e-mail ouvidoria@aem.to.gov.br ou pelo telefone (63) 99973-5520.
Entenda os tipos de pneus
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Pneu novo: nunca foi usado e não passou por nenhum tipo de reforma.
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Pneu recapado: recebe apenas uma nova banda de rodagem, a parte que toca o chão.
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Pneu recauchutado: troca a banda de rodagem e os ombros, renovando parte da superfície externa e lateral.
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Pneu remoldado: passa pela renovação completa, incluindo banda de rodagem, ombros e toda a superfície dos flancos.









