A Polícia Militar do Tocantins apreendeu neste domingo, 27, um total de 98 quilos de pescado ilegal, numa ilha conhecida como Barra do Rio Verde, na região da Ilha do Bananal. A ação se deu após a 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) receber denúncia de que a pesca ilegal estava sendo praticada há três dias na região, por pessoas do Distrito Federal.
Diante da denúncia, se juntaram a ação policiais de Sandolândia e Araguaçú, que apoiaram realizando abordagens a veículos saindo do interior da Ilha na localidade denominada Barra do Rio Verde. Foi dessa forma que identificaram o veículo que trancionava um reboque com duas caixas térmicas contendo 98 (noventa e oito) quilos de pescado das espécies tucunaré, surubim, piau, piranha e pirarucu.
O proprietário da carga era um homem de 36 anos, que conduzia o veículo, ele foi levado para a Central de Flagrantes de Alvorada, onde foram lavrados os procedimentos legais cabíveis ao caso.
Punição
O condutor terá que pagar multa de R$ 6.960,00, além de ter sido preso, e o pescado foi doado à Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Gurupi (TO). Os peixes serviram para complementar as sextas básicas e distribui a 48 famílias assistidas pela entidade com os peixes que recebeu do Batalhão.
A portaria NATURATINS nº 35/2023 de 03 de março de 2023, publicada no diário oficial nº 6283 de 06 de março de 2023 assevera que o transporte de pescados permitido é um exemplar por pescador devidamente licenciado.