Profissionais da Educação de Palmas paralisam atividades nesta quarta-feira, 7, e cobram data-base, piso e convocação de aprovados

Profissionais da Educação de Palmas paralisam atividades nesta quarta-feira, 7, e cobram data-base, piso e convocação de aprovados
Foto: Sintet/TO

Profissionais da Educação Municipal de Palmas paralisam as atividades nesta quarta-feira, 7, e realizam um ato público para cobrar respostas às reivindicações da categoria.

A mobilização está marcada para começar às 7h30, com concentração no estacionamento do Colégio São Francisco, na Avenida JK.

Entre os pontos levados pelos trabalhadores estão as datas-base de 2024, 2025 e 2026, o combate à terceirização e o pagamento das bonificações relacionadas ao Sistema de Avaliação da Educação de Palmas (SAEP) e ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

A pauta inclui ainda a implantação do descanso de voz, a concessão de licença para qualificação profissional e o cumprimento do Piso Salarial do Magistério.

Os trabalhadores também reivindicam a realização do processo de escolha dos gestores das unidades escolares e a convocação de profissionais aprovados no cadastro reserva.

Outro ponto citado pela categoria é o cumprimento da Lei nº 15.326, que reconhece os professores da educação infantil como integrantes da carreira do magistério público da educação básica.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) – Regional Palmas, Rose Marques, a paralisação busca ampliar a visibilidade das reivindicações apresentadas pelos profissionais.

“A paralisação tem como objetivo dar visibilidade às reivindicações dos profissionais da Educação Municipal e reforçar a necessidade de valorização da categoria, respeito aos direitos dos trabalhadores e garantia de melhores condições de trabalho e de ensino”, afirmou.

Decisão foi tomada em assembleia

A paralisação foi aprovada pelos trabalhadores durante assembleia geral realizada no dia 18 de setembro.

O ato desta quarta-feira ocorre dentro da mobilização da categoria em torno das reivindicações apresentadas à administração municipal.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias