A segurança do Arraiá da Capital contará com reforço tecnológico inédito. Entre os dias 25 e 28 de junho, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) utilizará câmeras inteligentes equipadas com tecnologia de reconhecimento facial e sistema de contagem de pessoas para monitorar o circuito do evento, montado no estacionamento do Estádio Nilton Santos.
A operação especial mobilizará sete viaturas, cerca de 30 guardas metropolitanos por escala e um micro-ônibus adaptado como central de monitoramento móvel.
As câmeras serão posicionadas em pontos estratégicos para acompanhar o fluxo e identificar eventuais situações de risco em tempo real.
O monitoramento das imagens será feito diretamente pela equipe do centro móvel de controle. Caso o sistema flagre atitudes suspeitas ou atos ilícitos, as equipes de patrulhamento a pé e em viaturas serão acionadas imediatamente para a intervenção.
Fluxo de visitantes e prevenção a crimes
Além do reconhecimento facial, a tecnologia de contagem de público ajudará os coordenadores no gerenciamento dos espaços internos e na tomada de decisões logísticas ao longo das noites de festa.
Paralelamente ao uso da tecnologia, a GMP manterá o policiamento ostensivo e preventivo nas áreas de maior concentração, vias de acesso e arredores do estádio, focando no combate a:
-
Furtos e roubos
-
Vandalismo e depredação do patrimônio público
-
Tráfico e consumo de entorpecentes
De acordo com o comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Gilmar Fernandes, a expectativa é que a operação reduza os índices criminais e eleve a tranquilidade de quem vai assistir às apresentações das quadrilhas.
“É o compromisso da Guarda Metropolitana de Palmas com a modernização dos serviços de segurança e a utilização de ferramentas tecnológicas em benefício da população”, destacou o comandante.






