Ana Paula dos Santos Andrade Abadia é a nova secretária oficial de Saúde de Palmas. A nomeação foi assinada pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos e publicada no Diário Oficial.
Ela já comandava a pasta de forma interina desde o dia 10 de junho, data em que a antiga secretária, Dhieine Caminski, foi presa durante uma ação policial.
A mudança acontece um mês após a Operação Falsa Emergência, realizada pela Polícia Civil. A investigação apura fraudes em um contrato de R$ 139,1 milhões entre o município e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba para gerenciar as UPAs Norte e Sul.
A polícia e o Ministério Público apontam suspeitas de direcionamento na dispensa de licitação e pagamento de vantagens indevidas, como o aluguel de um carro de luxo para um servidor.
Réus na Justiça
A denúncia do Ministério Público já foi aceita pelo Poder Judiciário. Com isso, a ex-secretária Dhieine Caminski, o servidor Andreis Vicente da Costa e a empresária Cláudia Fernanda Cândido da Silva viraram réus no processo que apura corrupção, associação criminosa e falsidade documental. As defesas dos envolvidos negam todas as acusações.
Intervenção do TCE
O contrato com a organização paulista também virou alvo do Tribunal de Contas do Estado. O órgão fiscalizador mandou suspender o termo de colaboração com a Santa Casa de Itatiba.
A corte determinou que a Prefeitura de Palmas reassuma o controle total e direto dos serviços de atendimento das UPAs em um prazo máximo de 60 dias.





