Palmas vai se tornar a primeira capital do Brasil a testar um projeto piloto que visa ampliar a conectividade nas escolas públicas, integrando internet de alta velocidade e ferramentas de inteligência artificial ao cotidiano escolar. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos durante encontro em Brasília com representantes da Huawei & MarIA, acompanhados da senadora Professora Dorinha, da secretária de Educação, Anice Moura, da secretária de Bem-Estar Animal, Gabriela Siqueira Campos, e do presidente da Telebras, André Magalhães.
No encontro com o presidente da Huawei, Justin Sun, foram apresentadas soluções tecnológicas voltadas à inovação educacional, desenvolvidas para escolas brasileiras. Inicialmente, apenas uma unidade da rede municipal participará do projeto experimental, previsto para 2026. Até lá, serão feitos estudos técnicos e levantamentos de infraestrutura para assegurar a implementação adequada das tecnologias.
“Essa iniciativa coloca Palmas na vanguarda da transformação digital na educação. Estamos orgulhosos de ser referência nacional nesse processo que une tecnologia e aprendizado”, ressaltou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.
O prefeito também elogiou a atuação da senadora Professora Dorinha: “Quero cumprimentar e dizer aos senhores que, de todo o Congresso Brasileiro, dentre todos os parlamentares, a maior autoridade educacional do Congresso é exatamente a senadora Dorinha (UB/TO)”, finalizou Eduardo Siqueira.
Inclusão digital e equidade
Para o presidente da Telebras, André Magalhães, o projeto representa um avanço concreto na busca por igualdade de oportunidades na educação. “Queremos garantir que alunos e professores tenham condições plenas de acesso à tecnologia e às plataformas digitais. É uma entrega pública que simboliza inclusão e equidade no ensino”, disse, agradecendo à senadora Dorinha pelo apoio e liderança na iniciativa.
Avanços tecnológicos
O programa prevê a implementação de Wi-Fi 7, lousas inteligentes e toda a infraestrutura digital da plataforma MarIA em uma escola pública de Palmas, que será definida em breve. A proposta permitirá que professores e estudantes utilizem conteúdos e ferramentas tecnológicas integradas com conexão de alta velocidade.
“A conectividade é hoje um dos maiores desafios da educação pública brasileira. Levar internet de qualidade e recursos digitais às escolas é garantir oportunidades reais para alunos e professores. Palmas dá um exemplo importante ao abraçar a inovação e se colocar na linha de frente desse movimento nacional pela transformação digital da educação”, destacou a senadora Professora Dorinha.
Educação inovadora
A secretária de Educação, Anice Moura, reforçou a importância do projeto: “A tecnologia é uma aliada fundamental para reduzir desigualdades e potencializar o aprendizado. Com esse projeto, damos um passo concreto rumo a uma educação pública mais inovadora, conectada e preparada para o futuro”, afirmou.