Palmas celebra 35 anos: histórias de superação, vivências, desafios e sonhos que inspiram a capital mais jovem do Brasil
Desde sua fundação, Palmas atraiu moradores em busca de novas oportunidades. A cidade, que hoje abriga mais de 300 mil habitantes, tem se consolidado como um centro urbano em constante desenvolvimento
Nesta segunda-feira, 20 de maio, Palmas, a capital do Tocantins, comemora seu 35º aniversário. Fundada em 1989, a cidade mais jovem do Brasil surgiu com o objetivo de ser um símbolo de desenvolvimento e inovação. Ao longo dos anos, Palmas não apenas alcançou esses objetivos, mas também se tornou um lar acolhedor para milhares de pessoas vindas de diversas partes do país.
Idealizada pelo ex-governador Siqueira Campos, o projeto de construção de Palmas foi executado pelos arquitetos Luiz Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho. Situada à beira do Rio Tocantins e cercada pelas serras do Carmo e do Lajeado, a cidade foi projetada para ser um elo entre a região Norte e o restante do Brasil.
Desde sua fundação, Palmas atraiu moradores em busca de novas oportunidades. A cidade, que hoje abriga mais de 300 mil habitantes, tem se consolidado como um centro urbano em constante desenvolvimento, oferecendo infraestrutura moderna e qualidade de vida.
HISTÓRIAS DE VIDA E SUPERAÇÃO
Palmas não é apenas um símbolo de modernidade, mas também de histórias de vida marcantes. Conheça algumas das pessoas que fazem parte desta história.
Seu Valdenir , 59, conhecido como ” Jovem”, natural de Santa Inês – MA, chegou a Palmas há 20 anos. Hoje, ele é dono de uma borracharia e um estabelecimento comercial que sustentam sua família, na região sul. “Só tenho a agradecer a Palmas por tudo, não tenho nada de ruim para falar sobre este lugar, aqui construí minhas coisas , fiz amigos, tenho muitos amigos aqui na região dos Aureny’s principalmente”, relata.
Luciane Alves, 46, servidora pública estadual, chegou a Palmas em 2000 para cuidar de um familiar hospitalizado. Natural de São João dos Patos – MA, ela decidiu ficar na capital e construir sua vida aqui. “Em Palmas eu fiz minha faculdade, na minha terra natal , não tive essa oportunidade na época. Também consegui a minha tão sonhada casa própria e cuido de minha que já é idosa e tem problemas de saúde, em Palmas a gente consegue vários especialistas para acompanhá-la, e em nossa cidade natal não temos o mesmo acesso. Enfim, encontrei formas e força para me reinventar em Palmas”, declara Luciane.
O servidor público municipal Eliton Monteiro, 42, natural de Porto Franco – MA, mudou-se para Palmas com a família em 1993. Morador do setor Sol Nascente, Eliton lembra com emoção dos desafios que enfrentaram ao chegar em Palmas. “Era tudo no chão e muita poeira, a água potável que tomávamos era entregue em um carro pipa. Mas foi neste lugar que estudei, consegui estabilidade financeira e juntamente com minha família construímos nossa vida aqui. Hoje cada um dos meus cinco irmãos tem sua casa própria. Amo esse lugar e quero parabenizar Palmas pelos seus 35 anos. Eu faço parte desta história”, narra emocionado.
A aposentada, dona Maria Vieira, uma senhora de 87 anos lúcida e sorridente, conta sua história de vida. Ela chegou ao Tocantins em 1982, quando ainda era antigo norte goiano, vinda do Piauí. Inicialmente, morava em Rios dos Bois, região norte do Tocantins. Porém, após a morte de seu esposo em 2001, decidiu mudar-se para Palmas no mesmo ano.
“Eu gosto demais daqui, e como eu gosto! Morei 13 anos de aluguel em Taquaralto, mas graças a Deus eu consegui minha casinha e sou muito feliz morando aqui. A saúde não é boa, mas sou acompanhada pelo pessoal do posto de saúde do Aureny III. Mas o que eu sei é que amo esse lugar e quero ficar aqui até o dia que Deus quiser”, conta dona Maria com um sorriso no rosto.
Dona Josefa da Silva, 63, veio da zona rural de Porto Nacional com seus quatro filhos e esposo para Palmas em 1994. Ela relembra as dificuldades enfrentadas assim que chegou à capital. Inicialmente, morou de aluguel e trabalhava como lavadeira na região sul de Palmas para sustentar os filhos, enquanto seu esposo atuava como pedreiro.
Com muita luta, como ela própria relata, conseguiu construir sua casa, inicialmente de palha. Enquanto os filhos estudavam, Josefa se dedicava diariamente à construção, aos poucos erguendo sua casa de tijolos, onde vive há mais de 30 anos.
“No início foi difícil e, para gente que é mais fraco de condição, nunca foi fácil mesmo. Mas eu construí minha casa, meus filhos estudaram. Fico feliz por ter podido dar educação aos meus filhos, alguns seguiram para trabalhar por conta própria, outros resolveram continuar os estudos. Sou feliz demais por morar em Palmas”, diz ela com um sorriso no rosto, deixando transparecer a emoção.
Dona Josefa ainda relata que Deus colocou Palmas no caminho de sua família e acredita que, se não tivesse vindo para cá, nada do que tem hoje teria conseguido. “Eu só tenho a agradecer e dizer que eu amo muito Palmas”, finaliza, emocionada.
Gabriel Arruda, estudante universitário, veio do norte do estado em 2022 para cursar faculdade em Palmas. Ele afirma que, ao se mudar, enfrentou sentimentos de resistência pelas incertezas que tinha ao se estabelecer na capital.
Contudo, Gabriel encontrou em Palmas uma janela de oportunidades e hoje considera a mudança uma das decisões mais assertivas de sua vida.“Quando fui embora da minha terra natal, tive muito receio e medo de deixar tudo para trás e começar uma nova etapa da minha vida aqui em Palmas. Eram muitas incertezas sobre o meu futuro aqui. Porém, o tempo mostrou que, de longe, essa foi a decisão mais assertiva a longo prazo da minha vida. Aqui, consegui meu primeiro emprego, um espaço para morar e tive várias outras conquistas, tanto profissionais quanto pessoais. Palmas é uma capital repleta de oportunidades”, relata Gabriel.
PONTOS TURÍSTICOS DE PALMAS
Palmas se destaca por sua localização privilegiada, oferecendo uma variedade de pontos turísticos para lazer. No coração da cidade, a Praça dos Girassóis é um dos principais cartões postais. Com 571 m², é a maior praça da América Latina, abrigando a sede dos três poderes: a Assembleia Legislativa, o Palácio Araguaia e o Tribunal de Justiça.
A Praça dos Girassóis é um espaço rico em história e cultura, apresentando atrações como o Monumento à Bíblia, o Relógio do Sol e a Catedral Metropolitana de Palmas. A cidade também oferece outros pontos turísticos notáveis, como as praias da Graciosa, do Prata, do Caju, Buritis e das Arnos, além disso conta com o Parque Cesamar, Parque dos Povos Indígenas, o Mirante da Serra do Lajeado e feiras como a Feira do Bosque e a da 304 sul, tornando Palmas um destino atraente para turistas de todas as partes do país.
PALMAS A CAPITAL MAIS JOVEM DO BRASIL
A capital mais jovem do Brasil, com sua vibrante cultura, pontos turísticos e cidadãos apaixonados, como percebido nos relatos é um testemunho do espírito resiliente e inovador do povo brasileiro. À medida que avançamos, cada passo que damos nas ruas de Palmas é um lembrete do passado, um reconhecimento do presente e uma promessa para o futuro.
E assim, enquanto as luzes de Palmas brilham mais forte do que nunca neste dia especial, olhamos para o futuro com esperança e determinação, sabendo que o melhor ainda está por vir. Feliz aniversário, Palmas, a jóia do Tocantins!