A partir da folha de junho de 2025, o Banco de Brasília (BRB) assumirá o pagamento dos aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev). A medida faz parte de um novo contrato firmado entre o Governo do Estado e o BRB, que também passará a ser responsável pelo pagamento dos servidores ativos.
A alteração visa modernizar os processos, ampliar a segurança nas transações e melhorar o controle da folha. A abertura da conta no BRB é obrigatória, mesmo para quem pretende fazer portabilidade para outro banco.
O processo de abertura de conta pode ser feito de forma totalmente digital, pelo aplicativo oficial do BRB, disponível para celulares Android e iOS. Para quem tiver dificuldades ou preferir atendimento presencial, é possível comparecer a uma das agências do banco ou à sede do Igeprev, em Palmas.
Funcionários do BRB estão à disposição para orientar os beneficiários de segunda a sexta, das 8h às 14h, até o dia 30 de junho. Não é necessário entregar o comprovante de abertura de conta ao RH ou ao Igeprev.
Para beneficiários com curador, a conta deve ser aberta no nome do aposentado ou pensionista, seguindo a legislação vigente. Já quem reside fora do país deve providenciar um chip virtual (eSIM) para conseguir acessar o aplicativo e concluir o processo.
Pessoas com limitações médicas ou em situação de reclusão precisam nomear um tutor legal para tratar da abertura da conta.
Onde buscar atendimento presencial
Unidades do “Pronto” nos municípios de Araguaína, Gurupi e Porto Nacional também estarão preparadas para atender aposentados e pensionistas até 30 de junho. O horário de funcionamento é das 8h às 14h, nos dias úteis.
Como funciona a conta BRB
A nova conta já vem integrada com serviços de conta corrente, salário e poupança. Após a abertura, é possível solicitar a desativação das modalidades não desejadas, garantindo os direitos do consumidor.
O cartão físico será entregue no endereço cadastrado em até 10 dias úteis, mas o uso da conta é liberado em até 24 horas com o cartão virtual disponível no aplicativo.
Portabilidade garantida após primeiro pagamento
Quem desejar continuar recebendo seus proventos em outro banco poderá solicitar a portabilidade após o primeiro salário ter sido creditado no BRB. A solicitação deve ser feita diretamente ao banco de preferência.
Empréstimos consignados vinculados a outras instituições seguirão sendo descontados normalmente na folha de pagamento, sem necessidade de alteração.
Cuidados na hora de abrir a conta
-
Verifique se o CPF está regularizado na Receita Federal.
-
Use documentos originais e recentes: RG Civil ou CNH.
-
Evite fotos com reflexo ou sombra; remova o plástico do documento.
-
Na selfie, use um ambiente bem iluminado e evite boné ou óculos.
Caso enfrente problemas, procure uma agência do BRB. Em Palmas, há unidades na Avenida JK, Avenida Teotônio Segurado e na Quadra 103 Sul, além de agências em outras cidades e estados.
Governo garante segurança na transição
A presidente interina do Igeprev, tenente-coronel Iramara Galvão Sales, reforça que ninguém será prejudicado com a mudança. “Trata-se de uma mudança necessária, planejada e devidamente segura para todos os servidores ativos e inativos do estado do Tocantins. É necessário que todos os aposentados e os pensionistas possam abrir a sua conta no banco o quanto antes, para que seu benefício seja pago normalmente e que todo o processo será conduzido com responsabilidade, garantindo que a transição ocorra dentro da legalidade, sem prejuízos ou quaisquer desconfortos. O Governo do Tocantins lembra ainda que nenhum beneficiário ficará sem receber seus proventos. Aquele que, por ventura, não consiga abrir a conta pelo aplicativo deverá procurar atendimento presencial em alguma agência bancária do BRB, ou ponto oficial de atendimento do banco, para validar a sua conta bancária. A medida reforça, sobremaneira, o papel do Governo do Tocantins na condução de ações que asseguram eficiência e respeito com os que tanto contribuíram com a história do Tocantins”.