O seu canal diário de Notícias

Operação “Olho no Prazo de Validade” do Procon Tocantins resulta na apreensão de centenas de produtos vencidos em Colméia

Fiscalização é realizada após denúncias de consumidores; estabelecimentos têm 20 dias para apresentar defesa

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Tocantins) conduziu a operação “Olho no Prazo de Validade” entre os dias 20 e 22 de fevereiro em Colméia, culminando na apreensão de 487 produtos com datas de validade expiradas em cinco estabelecimentos comerciais. A ação foi desencadeada após denúncias de consumidores preocupados com a segurança e os direitos do público.

Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins, enfatizou que, após constatarem as irregularidades, foram emitidos 5 autos de infração pelos fiscais. Os estabelecimentos notificados têm agora um prazo de 20 dias para apresentar suas defesas perante o órgão fiscalizador.

“A realização dessas fiscalizações é crucial para garantir a preservação da saúde e dos direitos dos consumidores. O Procon Tocantins está firmemente comprometido em assegurar o respeito ao Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, declarou o gestor.

Dentre os produtos vencidos encontrados nos supermercados alvo da operação, estão itens como pão de forma, amendoim, chocolate, bolachas, cafés, cervejas, gengibre em pó, erva-mate, polvilho, sucos, margarina, molho de pimenta, mistura para bolo, pizza, alho, maionese, marshmallows, farinha de mandioca, sabão em pó, amaciante, sabão de coco, absorventes, sabonete íntimo, fraldas descartáveis, condicionador e limpador de pisos.

Magno Silva, diretor de fiscalização, aconselha os consumidores a sempre verificarem a validade dos produtos antes da compra. Em caso de identificação de produtos fora do prazo de validade, os consumidores têm o direito de solicitar a substituição por um produto válido no próprio estabelecimento.

Para denunciar irregularidades, os consumidores podem utilizar o Whats Denúncia (63) 99216-6840 ou ligar para o Disque 151. A fiscalização será conduzida, e, se confirmadas as irregularidades, as devidas penalidades serão aplicadas.

Em termos legais, a comercialização de produtos vencidos viola o artigo 18, § 6º, I, da Lei Federal nº 8.078/90 CDC, que considera tais produtos impróprios ao uso e consumo. Além disso, a Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, classifica como crime contra as relações de consumo a venda ou exposição à venda de mercadorias em condições impróprias para consumo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais