Nessa segunda-feira, 29 , o ministro do Esporte, André Fufuca, esteve no Tocantins para anunciar o início das obras de dois Centros Esportivos Comunitários: um em Palmas e outro em Luzimangues, distrito de Porto Nacional. Os projetos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com recursos voltados para ampliar a infraestrutura esportiva no país.
O ministro participou das solenidades ao lado dos prefeitos de Palmas e Porto Nacional, além do secretário estadual de Esportes e Juventude, Juarez Salim Moreira, que representou o governador Laurez Moreira. Segundo a previsão, dez municípios tocantinenses devem receber estruturas semelhantes.
Para o secretário Juarez Moreira, a iniciativa fortalece a inclusão social por meio do esporte. “Vejo como essencial essa parceria entre o Governo Federal, a Prefeitura e o Governo do Tocantins, por meio da nossa Secretaria dos Esportes e Juventude. Nosso objetivo é oferecer oportunidades para jovens e crianças, formando não apenas campeões, mas cidadãos, e a secretaria estará em total apoio a projetos como este”, afirmou.
Estrutura em Luzimangues
Em sua fala no distrito, o ministro destacou a relevância do investimento federal para atender a comunidade local. “Estamos em um dos distritos mais importantes do Brasil e o nosso ministério tem a missão de democratizar estruturas esportivas de qualidade por todo o país. Fico muito satisfeito em trazer para Luzimangues este Centro Esportivo Comunitário que vai valorizar a região, oferecer esporte, lazer e uma estrutura digna para a população”, disse Fufuca.
A unidade de Luzimangues será construída no setor Jardim Madrid. O projeto prevê campo society em grama sintética e natural, ginásio poliesportivo, pista de caminhada e parquinho infantil. O orçamento é de R$ 1,5 milhão.

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, ressaltou a relevância do empreendimento para o distrito. “Agradecemos a presença do secretário Juarez, representando o governador, reconhecemos a trajetória e seriedade de Laurez Moreira, e confio plenamente na sua sabedoria e preparo para fazer a diferença à frente do Tocantins, agradecemos sempre essa parceria”, declarou.
Centro Arena Brasil em Palmas
Após o lançamento em Luzimangues, a comitiva seguiu para Palmas, onde foi anunciada a construção do Centro Esportivo Comunitário Arena Brasil, localizado no setor Irmã Dulce, região sul da cidade. O valor do investimento também é de R$ 1,5 milhão.
A obra contemplará quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society, academia ao ar livre, pista de caminhada, quadra de basquete, parquinho infantil e espaço de convivência para atividades comunitárias.
Na ocasião, o ministro reforçou a importância da iniciativa. “Quem investe em esporte investe em saúde, em seguridade social e no futuro dos nossos filhos”.
Ele também anunciou que o Tocantins será o primeiro estado da Região Norte a contar com três centros especializados para pessoas autistas, que serão implantados em Palmas, Gurupi e Araguaína.

O espaço em Palmas será administrado pela prefeitura. O prefeito Eduardo Siqueira destacou o impacto da obra. “Essa obra é mais do que um centro esportivo, mas sim um espaço completo de cidadania para que toda a população, idosos e crianças, possam aproveitar desse local. Quero aproveitar e agradecer à Secretaria dos Esportes e dizer que iremos andar lado a lado para fortalecer os esportes”, afirmou.
Futebol Solidário e doações
Durante a agenda também foi realizada a segunda etapa de entrega de alimentos arrecadados no 7º Futebol Solidário do Tocantins, promovido em agosto no Estádio Nilton Santos, em Palmas. A ação faz parte do programa Sesc Mesa Brasil e contou com apoio do senador Irajá, reunindo atletas, artistas, lideranças políticas e empresários.
