O seu canal diário de Notícias
ASSEMBLÉIA

Naturatins intensifica combate à pesca ilegal com Operação Malha Fina

A operação, iniciada no dia 24 de setembro, teve como foco coibir práticas de pesca ilegal, resultando na apreensão de 2 mil metros de redes de emalhar

 

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu mais uma etapa da Operação Malha Fina no Lago da Usina Hidrelétrica de Estreito, na segunda-feira, 3o, conforme a Portaria Conjunta nº 01/2024. A operação, iniciada no dia 24 de setembro, teve como foco coibir práticas de pesca ilegal, resultando na apreensão de 2 mil metros de redes de emalhar.

A Operação Malha Fina contemplou os municípios de Palmeirante, Barra do Ouro, Filadélfia, Babaçulândia, Darcinópolis e Palmeiras do Tocantins. Durante a operação, diversas embarcações foram inspecionadas, com verificações de documentação e equipamentos de pesca. As equipes também realizaram patrulhamentos em estradas vicinais da região, visando fiscalizar pontos críticos de acesso.

Abordagem educativa e conscientização

Além das ações de fiscalização, a equipe do Naturatins promoveu uma abordagem educativa, orientando pescadores sobre a importância de respeitar as normas ambientais para a preservação dos recursos naturais. As orientações também buscaram incentivar práticas de pesca sustentável e a proteção dos ecossistemas aquáticos.

“As ações visam reforçar a necessidade de cumprir as normas ambientais, garantindo a sustentabilidade dos recursos pesqueiros e a proteção dos ecossistemas aquáticos”, ressaltou o gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto.

Regras estabelecidas pela portaria conjunta

De acordo com a Portaria Conjunta Naturatins n° 01/2024, a pesca profissional está proibida por um período de 12 meses nos reservatórios das Usinas Hidrelétricas Luiz Eduardo Magalhães e Estreito. A medida visa preservar a fauna aquática e assegurar a sustentabilidade dos recursos pesqueiros na região.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais