Na última segunda-feira, 16, a equipe de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu a Operação Guardiões do Lago. O objetivo foi proteger os recursos pesqueiros no lago da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães.
A operação, que se estendeu pelos municípios de Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Lajeado, Palmas, Tocantínia e Miracema, resultou na apreensão de 950 metros de redes de emalhar.
Paralelamente, os fiscais ambientais realizaram a Operação Malha Fina nos rios Tocantins e Araguaia, situados na região norte do Estado. Durante esta operação, foram apreendidos 6.300 metros de redes de emalhar, um espinhel, cinco tarrafas e 50 boias. As atividades ocorreram nos municípios de São Sebastião do Tocantins, Buriti do Tocantins, Sampaio, Araguatins e Esperantina.
Objetivos das operações
Essas operações começaram na terça-feira, 10, com a meta de combater a pesca predatória, o transporte irregular de pescado e o tráfico de animais silvestres. Buscou-se também promover a conscientização sobre a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos e a adoção de práticas pesqueiras sustentáveis.
“A conscientização da comunidade é fundamental para garantir o uso responsável dos recursos naturais, preservando a biodiversidade e assegurando que as gerações futuras possam usufruir desses recursos para sua subsistência”, pontuou Cândido José dos Santos Neto, gerente de fiscalização do Naturatins.
Sob a coordenação do fiscal ambiental Jusley Caetano, as ações ao longo do lago da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães foram cruciais para fortalecer a preservação dos recursos naturais da região.
Jusley Caetano ressalta que, as atividades de fiscalização ajudam a manter o equilíbrio ecológico dos rios e lagos, coibindo práticas que afetam negativamente a biodiversidade aquática. “A conscientização dos ribeirinhos e a participação da sociedade são essenciais para o sucesso dessas operações”.
Compromisso com a Preservação
A Operação Guardiões do Lago reafirma o compromisso do Naturatins com a proteção dos recursos naturais no Tocantins. Para garantir a continuidade desses esforços, a comunidade é incentivada a denunciar atividades ilegais através dos canais de denúncia do Naturatins: Linha Verde 0800 063 11 55 e Linha Verde Zap (63) 99106-7787. As informações sobre denúncias são mantidas em sigilo.