MPTO realiza inspeção em unidades de saúde de Formoso do Araguaia e identifica irregularidades

As unidades carecem de impressoras, mobiliário adequado e condicionadores de ar, comprometendo seriamente a qualidade do atendimento prestado à população

 

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), através da Promotoria de Justiça de Formoso do Araguaia e do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), conduziu uma inspeção nas unidades de saúde do município nos dias 15 e 16 de maio. O objetivo foi avaliar as condições de atendimento e das instalações das unidades de saúde locais.

Durante a vistoria, foram descobertas diversas irregularidades. No Hospital Municipal Hermínio de Azevedo, três ambulâncias foram encontradas em péssimas condições de conservação, com apenas uma em condições de realizar viagens intermunicipais. Também, constatou-se a ausência de dedetização nas instalações, sendo que a última foi realizada há quase um ano.

SITUAÇÃO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a situação também é crítica de acordo com a vistoria. Dos três consultórios odontológicos existentes, apenas um está em funcionamento. Há uma carência de estrutura médica, falta de medicamentos básicos e de insumos essenciais. Além disso, as unidades carecem de impressoras, mobiliário adequado e condicionadores de ar, comprometendo seriamente a qualidade do atendimento prestado à população.

O promotor de Justiça André Henrique de Oliveira Leite destacou a gravidade das irregularidades encontradas. “Não podemos aceitar essa falta de estrutura, que prejudica diretamente o bem-estar e a segurança dos cidadãos. É nosso dever tomar as medidas cabíveis para regularizar essa situação e garantir que a população tenha acesso a serviços de saúde dignos e de qualidade”, afirmou o promotor.

PROVIDÊNCIAS

Nos próximos dias, o Ministério Público expedirá uma recomendação ao Município, solicitando providências urgentes para sanar as irregularidades detectadas.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias