MPTO realiza descarte consciente de lixo eletrônico em parceria com o Instituto Natura Vida

A parceria com o INA permite que os itens descartados sejam devolvidos à indústria para reaproveitamento, evitando que acabem em lixões ou aterros

 

Na última sexta-feira, 1º, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) demonstrou seu comprometimento com a preservação ambiental ao realizar o descarte apropriado de lixo eletrônico em parceria com o Instituto Natura Vida (INA).

A ação, coordenada pelo Centro de Apoio Operacional de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma), envolveu o descarte de baterias, cabos, fontes, mouses, tonners de impressoras, caixas de som e outros materiais provenientes do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação (DMTI) do MPTO.

A bióloga e agente de proteção ambiental do Caoma, Bruna de Almeida, ressaltou a importância do descarte consciente, destacando a recolha de pilhas de uso pessoal dos servidores do Centro de Apoio. “É importante evitar a contaminação do meio ambiente por resíduos com metais pesados e materiais não degradáveis”.

A parceria com o INA permite que os itens descartados sejam devolvidos à indústria para reaproveitamento, evitando que acabem em lixões ou aterros. Cassius Ferreira Gariglio, presidente e fundador do INA, enfatizou a importância dessa colaboração entre as instituições e explicou que o material recolhido será separado para posterior reutilização na sistemática da logística reversa ou descarte adequado.

O MPTO, comprometido com práticas sustentáveis, mantém ações frequentes de descarte consciente. Além do ecoponto para coleta seletiva, a instituição promove o projeto Recicla MP, buscando fomentar a cultura da responsabilidade ambiental e tornar o Ministério Público referência na gestão de resíduos sólidos em seus prédios.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias