MPTO media acordo para desocupação de área na orla da Graciosa para conclusão da avenida LO 5 em Palmas

O objetivo da obra, segundo a Prefeitura de Palmas, é concluir a pista, que irá conectar a região da Orla diretamente ao Centro da cidade

 

Na última quarta-feira, 13, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) promoveu uma reunião de autocomposição entre diversas partes envolvidas na desocupação de uma área pública, necessária para a conclusão da avenida Leste-Oeste 5 (LO 5), em Palmas.

O encontro reuniu representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais de Palmas (Sedusr), da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiros Militares do Tocantins (Asspmeto), da Águia Incorporadora Imobiliária e da Fama Empreendimentos Imobiliários.

O principal tema da reunião foi a desocupação de um trecho de via pública, onde está localizado o Clube da Associação, que se encontra no trajeto da avenida LO 5, próximo à Orla da Graciosa. O objetivo da obra, segundo a Prefeitura de Palmas, é concluir a pista, que irá conectar a região da Orla diretamente ao Centro da cidade. Esse projeto é visto como uma importante melhoria na infraestrutura urbana da capital.

Mediação do MPTO e busca por soluções

O encontro foi conduzido pelas promotoras de Justiça Kátia Gallieta e Flávia Cunha, junto com a procuradora Vera Nilva Álvares. O objetivo da reunião foi buscar uma solução amigável entre as partes envolvidas, por meio de um Procedimento Administrativo.

A área onde está localizado o Clube da Asspmeto está no trajeto previsto para a construção do trecho final da avenida LO 5, o que gerou a necessidade de diálogo entre os interessados para resolver o impasse.

Compromissos e prazos definidos

Durante a reunião, ficou estabelecido que a Fama Empreendimentos Imobiliários deverá apresentar uma contraproposta de investimento à Associação Militar até o dia 20 de novembro. A Associação, por sua vez, tem até o dia 28 de novembro para convocar uma assembleia e analisar as propostas e contrapropostas em relação à regularização da área. As partes devem chegar a um acordo para viabilizar a liberação da área e permitir a continuidade das obras.

Próximos passos e audiência de conciliação

Para garantir que o processo siga seu curso e seja resolvido de maneira eficiente, uma audiência de conciliação foi marcada para o dia 6 de dezembro, às 10h, na sede do MPTO. O objetivo dessa audiência será celebrar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e encerrar a demanda, permitindo a liberação da área para a instalação do trecho final da LO 5. O Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupia/MPTO) também está dando apoio técnico para facilitar a resolução do conflito.

Busca por diálogo em benefício da população

Em sua fala, a promotora Kátia Gallieta ressaltou a importância de um entendimento entre as partes em benefício da população de Palmas.  “Estamos aqui para a autocomposição, para a busca da solução de um conflito em benefício do interesse da população de Palmas. Precisamos chegar a um acordo a partir do diálogo”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais