MPTO e Câmara de Vereadores de Colinas do Tocantins firmam acordo para realização de concurso público e ajustes organizacionais

O Termo de Compromisso estabeleceu prazos específicos para as diversas etapas necessárias à concretização do concurso

 

 

Na última quarta-feira, 22, foi formalizado um Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta (TAC) entre a 2ª Promotoria de Justiça de Colinas do Tocantins, representando o Ministério Público do Tocantins (MPTO), e a Câmara de Vereadores local. O objetivo principal desse acordo é a instauração de um concurso público para o preenchimento de vagas na casa legislativa, onde apenas 3 dos 65 funcionários atuais provêm de concursos públicos.

De acordo com informações divulgadas pela própria Câmara de Vereadores, o último concurso realizado na instituição data de 1996, o que significa um período considerável de 27 anos desde a última seleção. Em resposta a essa realidade, a administração da instituição expressou o desejo de regularizar o quadro de pessoal, comprometendo-se a realizar o concurso público.

O Termo de Compromisso estabeleceu prazos específicos para as diversas etapas necessárias à concretização do concurso. Num período de 10 dias após a assinatura do documento, deverá ser iniciado o processo licitatório para a contratação da banca examinadora.

A instituição também , terá um prazo de 30 dias para constituir a comissão, elaborar e publicar o edital do concurso público. O objetivo é que a homologação do concurso ocorra até 30/04/2024, num período máximo de 160 dias corridos a partir da assinatura do termo.

Outro ponto importante do TAC diz respeito à determinação de um prazo de 10 dias para que a Câmara de vereadores promova ajustes na estrutura organizacional da instituição por meio de instrumentos normativos, como leis ou resoluções.

Essa medida visa adequar a quantidade de cargos efetivos em relação aos cargos comissionados. As alterações formalizadas nesse período serão implementadas imediatamente após a homologação do concurso público.

Para garantir o cumprimento dos compromissos assumidos, foi estipulada uma penalidade em caso de descumprimento injustificado do termo. Tanto a Câmara quanto o presidente da instituição estarão sujeitos à imposição de multa no valor de R$ 200,00 por dia de descumprimento, limitada mensalmente a R$ 2.000,00. Essa medida visa assegurar a efetividade e celeridade na realização do concurso público e na regularização da situação funcional na Câmara de Vereadores de Colinas do Tocantins.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias