Modernização do trânsito de Palmas: Avenida Teotônio Segurado recebe semáforos inteligentes

Esses semáforos se adaptam às condições de trânsito em tempo real, graças a um sistema de gerenciamento de tráfego que utiliza inteligência artificial

 

Os semáforos inteligentes que estão sendo instalados na Avenida Teotônio Segurado em Palmas possuem várias características avançadas. Eles foram adquiridos com recursos de multas de trânsito no valor de R$ 3,5 milhões. A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) já começou a instalar os novos semáforos nos cruzamentos da avenida.

Os semáforos inteligentes também serão instalados em outras áreas, como entre as avenidas LO-9 e LO-11 e entre LO-13 e LO-15, beneficiando as passagens de pedestres. Esses semáforos se adaptam às condições de trânsito em tempo real, graças a um sistema de gerenciamento de tráfego que utiliza inteligência artificial para ajustar os tempos do semáforo.

Eles também possuem um recurso de captura de vídeo em tempo real usando um vídeo-detector para identificar a presença de veículos na linha de parada. Segunda a prefeitura, uma das vantagens desses semáforos é o uso do Sistema de Alimentação de Potência Ininterrupta (UPS), que alimenta os controladores semafóricos e seus grupos focais mesmo durante interrupções de energia, garantindo o funcionamento contínuo dos semáforos inteligentes.

O secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agostinho Júnior ressalta que prefeitura pretende expandir essa tecnologia para toda a Avenida Teotônio Segurado até 2024, modernizando completamente o sistema de semáforos.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias