Ministério Público recomenda medidas para enfrentar o déficit de 5.500 policiais militares no Tocantins

Nesta segunda-feira, 15, o Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp) do Ministério Público do Estado do Tocantins emitiu uma recomendação administrativa ao Estado do Tocantins com o objetivo de tomar ações para solucionar o déficit de 5.575 policiais militares no estado, visando aprimorar o atendimento à população.

 

Dentre as medidas recomendadas, o Gaesp orienta que, em um prazo de 45 dias, sejam convocados e nomeados mais 128 candidatos aprovados no concurso público para preenchimento de vagas no Quadro de Praças Policiais Militares. Além disso, é sugerido que, em um prazo de três meses, seja publicado um novo edital de concurso, com no mínimo 1.575 vagas disponíveis.

 

O Ministério Público também propõe a reativação de todos os destacamentos inativos da Polícia Militar, assim como a realização de todos os remanejamentos necessários para assegurar a atividade de patrulhamento ostensivo em todo o estado.

 

A recomendação foi embasada em informações obtidas durante um procedimento administrativo, que identificou 964 baixas na PM nos últimos cinco anos, bem como a desativação de 80 destacamentos, dos quais apenas 70 foram reativados, mas com deficiências no efetivo.

 

A recomendação foi assinada pelos promotores de Justiça João Edson de Souza, Rafael Pinto Alamy e Saulo Vinhal da Costa, membros do Gaesp.

Foto de Redação
Redação
Redação do Site JusTocantins.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]