O seu canal diário de Notícias

Medidas emergenciais para combate aos incêndios no Tocantins são discutidas em reunião do Comitê do Fogo

As medidas incluem o aumento do efetivo de bombeiros e da Defesa Civil, além da contratação de novos equipamentos para enfrentar os incêndios

 

Na tarde de segunda-feira, 2, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis, promoveu uma reunião com instituições integrantes do Comitê do Fogo. O encontro ocorreu na sala do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma) e teve como objetivo discutir medidas urgentes para combater os incêndios no estado.

Este encontro seguiu a reunião do governador Wanderlei Barbosa, realizada na última sexta-feira, 30, no Palácio Araguaia. Durante essa reunião anterior, o governador solicitou a busca de novas soluções para o combate aos focos de incêndio.

Durante a reunião no Cigma, foram discutidas diversas propostas emergenciais que serão submetidas ao governador Wanderlei Barbosa para deliberação dentro de 48 horas. As medidas incluem o aumento do efetivo de bombeiros e da Defesa Civil, além da contratação de novos equipamentos para enfrentar os incêndios.

“Discutimos aqui hoje medidas concretas para intensificar o combate ao fogo e estas sugestões serão levadas ao governador Wanderlei Barbosa para que ele possa deliberá-las para serem executadas,” afirmou Marcelo Lelis.

Análise dos Dados de Incêndios

O encontro começou com a apresentação dos dados mais recentes sobre queimadas e incêndios florestais no Tocantins, fornecidos pelo professor e coordenador do Cigma, Marcos Giongo. Os gráficos apresentados revelaram um aumento de 121% na área queimada no Brasil. Em agosto, o Tocantins registrou 8.849 focos de incêndio, e a expectativa é de um aumento desses números com a chegada de setembro, um mês ainda mais crítico.

Ações em Curso e Reforço das Equipes

Para enfrentar a crise, algumas medidas já estão em andamento. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros anunciou a ampliação do número de bombeiros de 40 para 70 em operação diária. Também, foram disponibilizados 105 alunos em formação e 20 cadetes, além de 80 brigadistas distribuídos pelo estado.

O comandante também informou sobre o reforço nas unidades de Palmas, Araguaína e Gurupi. “Dobramos a quantidade de viaturas e enviamos ofícios para cada secretaria solicitando veículos que possam ficar à disposição do Corpo de Bombeiros para reforçar nossas ações,” afirmou.

Apoio do Exército e Solicitações de Reforço

O comandante do Exército, coronel Ramos, ofereceu apoio logístico e pessoal para o combate aos incêndios e para atividades de educação ambiental, mediante solicitação oficial. “Caso precise, outros meios poderão ser alocados com a autorização do governo federal,” disse o coronel.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais