I Semana de Design de Palmas – Edição Origens marca reabertura da Casa Suçuapara

O Museu Casa Suçuapara, no Parque Cesamar, é patrimônio municipal, tombado por meio do Decreto nº 67, de 16 de março de 2005 e após um longo tempo fechado será reaberto à visitação, recebendo a partir do dia 25 de agosto, a  I Semana de Design de Palmas – Edição Origens.

Com peças e projetos cocriados por arquitetos, designers e artesãos de Palmas, a exposição segue aberta ao público, com entrada gratuita, até a 6 de setembro, das 17 às 21 horas. A exposição traz trabalhos de 9 profissionais de arquitetura e design de interiores, unidos a artesãos para a cocriação de peças de design e instalações; tendo como marca essencial a identidade artística regional.

O evento é uma realização dos arquitetos Thamise Bezerra e Márcio Colauto, do escritório Bezerra e Colauto, em parceria com a designer de interiores e jornalista pós-graduada em artes visuais, Renata Brum, e a fotógrafa Maria Júlia Daniel, sócias da To Home Comunicação e Design, a Prefeitura de Palmas, através da Fundação Cultural de Palmas, e ainda com o apoio do Sebrae-TO, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU-TO) e de empresas da cidade.

Museu Casa Suçuapara

O Museu Casa Suçuapara estava em reforma desde maio deste ano, com a remoção do telhado para adequação da estrutura de madeira e substituição de telhas, impermeabilização e controle de pragas, pintura interna e externa, dentre outros serviços.

Instalado no Parque Cesamar, o Museu Casa Suçuapara foi sede da antiga Fazenda Triângulo, localizada onde foi construída a Capital do Tocantins. Após a desapropriação de todas as propriedades para a implantação de Palmas, essa Casa foi a única que permaneceu erguida dentro do Plano Diretor e serviu de palco para tomada de decisões governamentais no início da construção da cidade. Foi sede da primeira Prefeitura e Câmara Municipal de Palmas, de janeiro a maio de 1990.

 

Foto de Lorena Karlla Mascarenhas
Lorena Karlla Mascarenhas
Jornalista, especialista em políticas públicas, mestranda em Comunicação e Sociedade. Escreve sobre Direitos Humanos, Justiça, Viagens, Sociedade, Cultura e Arte
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias