O Hospital Regional de Arraias, localizado na região sudeste do Tocantins, realizou na última sexta-feira, 20, sua primeira cirurgia de colecistectomia utilizando o método videolaparoscópico. O procedimento marca um passo importante na ampliação de técnicas cirúrgicas menos invasivas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, resultado dos investimentos do Governo do Tocantins.
O secretário estadual da Saúde, Carlos Felinto, destacou que a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está comprometida em adotar tecnologias modernas e seguras. “Temos avançado em oferta de serviços especializados nas nossas unidades. Com isso, ampliamos a descentralização dos atendimentos e a população não precisa se deslocar para longe de suas residências, uma prioridade do governador Wanderlei Barbosa”.
Para Hugo Junio Ferreira de Sousa, diretor-geral da unidade, a realização da cirurgia representa um momento significativo. “Esse é um marco importante na história do Hospital Regional de Arraias. É um avanço que reflete não apenas a evolução tecnológica da medicina, mas, acima de tudo, o nosso compromisso contínuo com a excelência no cuidado aos pacientes. Já agradeço e parabenizo toda a equipe envolvida, cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e técnicos pelo profissionalismo, preparo e dedicação. Agradeço ao governador Wanderlei Barbosa e aos secretários de saúde, Carlos e Luciano, por atender mais essa demanda”.
Benefícios da técnica minimamente invasiva
Segundo o cirurgião Gustavo Rivelli Lamboglia, a técnica oferece diversas vantagens no contexto do SUS. “trata-se de uma técnica minimamente invasiva que permite menor trauma cirúrgico, menor tempo de internação, recuperação mais rápida, redução do risco de infecções e melhor resultado estético para o paciente”.
Alessandra Francisco Araújo Damasceno, filha da paciente Elenice Francisco Araújo Damasceno, relatou sua experiência com a cirurgia da mãe. “quando se trata de quem ama, saúde e bem-estar sempre virão em primeiro lugar e foi uma experiência cheia de cuidados. Vivenciamos uma experiência permeada por zelo, profissionalismo e tecnologia no Hospital Regional de Arraias. Minha mãe foi a primeira paciente a ser submetida a uma videolaparoscopia no hospital, é um marco, para o hospital e para nós. Estamos muito gratas, como filha de Arraias entendo o quanto é precioso dispor desse tipo de equipamento e equipe em nossa cidade. Gratidão a Deus e aos profissionais envolvidos”.