Governo lança programa de fortalecimento da educação inclusiva para atender estudantes com deficiência e neurodivergentes
O evento de lançamento também marcou o início das formações voltadas para capacitar os educadores, permitindo que eles atendam à diversidade dos alunos
Nessa terça-feira, 29 , o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), deu início ao Programa de Fortalecimento da Educação Inclusiva (Profe Inclusão), no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, localizada em Palmas.
O Profe Inclusão tem como meta implantar métodos de ensino que sejam inclusivos nas Redes Públicas de Ensino do Tocantins, buscando ampliar a participação de alunos com deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento, superdotação e surdez nas atividades escolares, promovendo um ambiente mais acolhedor.
Fábio Vaz, secretário de Estado da Educação, compartilhou suas aspirações para a educação. “O Profe Inclusão vem como ação de um dos eixos da Educação Inclusiva do Profe, que tem como objetivo principal a normatização da Política de Inclusão e Acessibilidade do Tocantins para os 139 municípios. Como ações prioritárias temos a padronização das salas de recurso, as diretrizes operacionais pedagógicas, guia norteador para educação inclusiva e formação de professores e demais profissionais para a educação inclusiva e acessibilidade”.
Capacitação de educadores
O evento de lançamento também marcou o início das formações voltadas para capacitar os educadores, permitindo que eles atendam à diversidade dos alunos. Com um total de 60 horas, as primeiras formações ocorrerão nos dias 29, 30 e 31, utilizando uma abordagem híbrida.
Ações focadas na inclusão
A superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Márcia Brasileiro, comentou que “a formação é uma das ações prioritárias no Profe Inclusão, e vai alcançar toda equipe escolar em outras etapas em 2025. Garantindo que o estudante que tem algum tipo de transtorno neurodivergente seja atendido com práticas pedagógicas interventivas que proporcionem a aprendizagem”, observou Márcia, destacando a importância da formação.
Expectativas dos educadores
Cleurislene Ferreira, professora da Escola Estadual Amâncio de Moraes, localizada em Paraíso do Tocantins, expressou que “a formação contribui com os profissionais para que possam desenvolver o trabalho nas escolas de forma mais tranquila, visto que há uma grande diversidade de pessoas e que todas essas pessoas devem ser atendidas nas suas individualidades”.
Por outro lado, Eda Regina de Barros, da Sala de Recursos da Escola Estadual Antônio Delfino Guimarães, em Arapoema, falou sobre suas esperanças em relação à capacitação. “A formação traz conhecimentos importantes sobre inclusão. Isso faz com que a gente aplique com maior segurança na prática de sala de aula. Além do que, tudo isso é um assunto que tem despertado bastante os profissionais e gestores de educação, bem como a sociedade de modo geral. Assim, o processo de inclusão pode ocorrer de maneira mais geral”.