Categorias: Tocantins

Governo do Tocantins lança concurso “Estudante Influencer” para valorizar talentos escolares e habilidades digitais

Publicado por
Flávia Ferreira

 

Para marcar o Dia do Estudante, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou no domingo, 11, o concurso “Estudante Influencer”. O objetivo é identificar talentos nas escolas estaduais e prepará-los para criar e compartilhar conteúdos educativos e experiências escolares.

O concurso tem como meta integrar os alunos com a comunidade escolar, estimulando a participação ativa nas atividades da escola. Também, busca incentivar o uso responsável das redes sociais, aproveitando essas plataformas como ferramentas para comunicação e engajamento educacional.

Fábio Vaz, secretário da Seduc, ressaltou a importância do concurso. “Essas ações impulsionam a integração dos alunos com a comunidade escolar e também promovem uma cultura de colaboração e protagonismo entre os estudantes. A realização do concurso ainda demonstra o compromisso desta gestão com a inovação e a valorização dos talentos jovens”.

Detalhes da Inscrição e Participação

As inscrições para o concurso são gratuitas e devem ser feitas de 11 de agosto a 11 de setembro de 2024. Os interessados devem enviar o formulário de inscrição, disponível no edital, para o e-mail estudanteinfluencer@seduc.to.gov.br.  Podem participar estudantes matriculados no ensino médio das escolas estaduais do Tocantins. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis legais.

Os candidatos devem enviar um vídeo de até um minuto e meio, no formato MP4 e vertical (reels), abordando temas relacionados ao ambiente escolar. O uso de conteúdos que promovam violência, discriminação ou preconceito é proibido.

Fases do Concurso

  • Seleção Inicial: 26 vídeos serão escolhidos com base em criatividade, originalidade, relevância e edição.
  • Batalhas no Instagram: Os vídeos selecionados serão exibidos no Instagram da Seduc (@seductocantins), onde serão avaliados por curtidas, comentários e compartilhamentos. Os 13 vídeos mais populares avançarão para a fase final. As Superintendências Regionais de Educação (SREs) que trouxerem mais seguidores para o perfil da Seduc ganharão pontos adicionais.
  • Fase Final: Os 13 finalistas, um de cada SRE, criarão um novo vídeo sobre um tema definido pela Diretoria de Comunicação (Dircom). O vencedor será aquele que obtiver o maior número de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Premiação e Capacitação

O vencedor do concurso será convidado para participar de uma campanha oficial da Seduc e receberá capacitação em produção de conteúdo e ética digital, oferecida virtualmente por jornalistas e publicitários da Dircom. Os demais participantes selecionados ganharão um certificado de participação. Veja mais detalhes clicando aqui.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT