Governo do Tocantins e União avançam em Acordo de Cooperação Técnica para regularização de terras

Com a assinatura do acordo prevista para agosto, as próximas etapas incluirão a execução do planejamento e a mobilização dos mutirões de regularização de terras

 

O Governo do Tocantins esteve em Brasília/DF na terça-feira, 9, para debater com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica. Este acordo visa a transferência de terras da União para o Estado, beneficiando diversos produtores rurais.

O acordo visa realizar um planejamento que acelere os trabalhos, incluindo mutirões de regularização de terras em todo o Tocantins. Durante o encontro, o ministro Paulo Teixeira destacou que o Governo Federal está empenhado em encontrar uma solução definitiva para a questão fundiária no Tocantins.

Projeto de Lei em Tramitação

O tema está sendo discutido no Senado Federal, onde tramita o Projeto de Lei nº 1.199/2023, de autoria do senador Eduardo Gomes e relatado pela senadora Professora Dorinha. Moisés Savian, secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do MDA, explicou que o ministério já tem um modelo de Acordo de Cooperação Técnica pronto. Esse modelo será revisado por todos os envolvidos e a assinatura está prevista para agosto.

“O diagnóstico da situação no Tocantins já foi realizado e temos uma sugestão. Resolvemos questões a nível governamental, como as florestas tipo b, que passarão a ser áreas de proteção ambiental, facilitando a regularização definitiva”, afirmou o ministro Teixeira.

Compromisso do Governo do Tocantins

Robson Figueiredo, presidente do Itertins, enfatizou a prontidão do Governo do Tocantins para firmar a parceria com o Governo Federal e resolver essas questões rapidamente. “Estamos prontos para essa parceria e para resolver essas questões com agilidade, proporcionando segurança e tranquilidade aos produtores rurais”.

Próximos Passos

Com a assinatura do acordo prevista para agosto, as próximas etapas incluirão a execução do planejamento e a mobilização dos mutirões de regularização de terras.

Presenças 

A reunião contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; da ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck; do presidente do Incra, César Aldrighi; do presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Robson Figueiredo; e da senadora Professora Dorinha. Esse encontro faz parte das ações do Grupo de Trabalho de Diálogo Federativo, criado pelo Governo Federal para discutir a transferência de terras da União para o estado do Tocantins.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais