O seu canal diário de Notícias

Governo do Tocantins e MP firmam compromisso para combater violência contra mulheres e crianças

Durante o encontro, foi assinado um compromisso para o fortalecimento de políticas públicas, visando a promoção de direitos fundamentais no estado

 

O governador Wanderlei Barbosa, se reuniu nessa terça-feira, 30, com o corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. Durante o encontro, foi assinado um compromisso para o fortalecimento de políticas públicas, visando a promoção de direitos fundamentais no estado. Entre as ações propostas, destacam-se medidas adicionais para combater o feminicídio e a violência contra crianças e adolescentes.

Esta visita integra a agenda do Ministério Público do Tocantins (MPTO) durante a correição ordinária temática. O governador Wanderlei Barbosa enfatizou a importância das parcerias para promover segurança, saúde e educação. “Agradecemos a visita do Ministério Público e garantimos que vamos implementar medidas para coibir, com esforços coletivos, toda prática criminosa contra mulheres e crianças no território tocantinense”, afirmou o Chefe do Executivo Estadual.

Ação Conjunta Contra a Violência

O Tocantins é o oitavo estado visitado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que busca manter um diálogo contínuo com o Governo para apresentar suas frentes de trabalho. O corregedor Ângelo Fabiano Farias da Costa destacou a importância da colaboração entre as esferas governamentais para combater a violência doméstica. “Nosso objetivo é agir em conjunto com o Estado, reunindo todos os esforços necessários para diminuir os registros de violências sofridas por mulheres em todo o Brasil”, ressaltou o conselheiro.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, falou sobre as medidas implantadas no Tocantins para combater e prevenir a violência contra a mulher. “Lançamos, em 2023, o aplicativo Salve Mulher, uma ferramenta que disponibiliza diversos serviços às mulheres que sofrem violência doméstica ou familiar”, explicou. A Casa Civil está analisando também um decreto para instituir redes de proteção e combate à violência contra a mulher.

Apoio do Ministério Público

O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, reforçou o compromisso do Ministério Público em colaborar com o Governo do Tocantins. “Esperamos contar com esse apoio do Estado para sanar os problemas que temos enfrentado, sempre unindo esforços para combater os crimes contra a população e assegurar os direitos fundamentais de todos”, concluiu Casaroti.

Presenças no Encontro

O encontro contou também com a presença do procurador-geral do Estado, Kledson de Moura Lima; do secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha; e do secretário-executivo da Educação, Eder Martins Fernandes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais