O seu canal diário de Notícias

Governo decreta emergência no Tocantins por seis meses e contrata brigadistas para combate aos incêndios

Com a situação de emergência decretada, todos os órgãos estaduais estão autorizados a participar dos esforços de combate às queimadas

 

O governador Wanderlei Barbosa, do Republicanos, decretou estado de emergência no Tocantins por conta do crescente número de incêndios florestais registrados em várias partes do estado. O decreto, que terá validade de 180 dias (seis meses), foi oficializado durante um evento de entrega de novos equipamentos e veículos destinados à Polícia Civil, Polícia Científica e ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) nessa quinta-feira, 5.

Um segundo decreto assinado pelo governador autoriza a contratação de 60 brigadistas para reforçar as equipes já envolvidas no combate às queimadas. Segundo o governo, o principal objetivo é intensificar o controle e a eliminação dos focos de incêndio em todo o estado.

Com a situação de emergência decretada, todos os órgãos estaduais estão autorizados a participar dos esforços de combate às queimadas. As equipes de resgate e combate ao fogo, incluindo a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, poderão atuar em áreas particulares, caso seja necessário, para realizar operações de evacuação ou prestar socorro a pessoas em situação de risco iminente.

Fechamento de Atrações Naturais

Devido às queimadas, as Dunas do Parque Estadual do Jalapão foram fechadas para visitação. Uma queimada nas proximidades da Serra do Espírito Santo foi o motivo principal do fechamento, pois as autoridades buscam garantir a segurança dos turistas enquanto os esforços de combate ao fogo estão em andamento. A medida foi tomada nessa quinta-feira.

Na Lagoa da Serra, localizada em Rio da Conceição, região das Serras Gerais, o fogo chegou próximo às margens do atrativo, obrigando visitantes a saírem dos quiosques de forma rápida e inesperada.

Incêndios Afetam Várias Regiões

No último fim de semana, a zona rural de Araguanã, no norte do Tocantins, sofreu com diversos focos de incêndios que atingiram propriedades locais, e os combates seguiram ao longo da semana. A cidade de São Miguel do Tocantins também iniciou o mês com várias queimadas sendo enfrentadas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais