Governo aumenta indenizações para cirurgias e amplia atendimento com PAG-Cirúrgico

 

Para aumentar o número de profissionais e cirurgias nos Hospitais Estaduais, o Governo do Tocantins publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 6.682, nessa terça-feira, 22, a Medida Provisória (MP) nº 21. Essa MP estabelece uma indenização por procedimentos cirúrgicos nas unidades hospitalares sob a gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), abrangendo tanto cirurgias eletivas quanto de urgência programada.

A medida visa aumentar a oferta de cirurgias, melhorando a qualidade do atendimento nos hospitais estaduais. Além disso, busca reduzir a demanda reprimida e o tempo de espera para a realização de procedimentos cirúrgicos.

Profissionais beneficiados

A indenização será destinada a profissionais efetivos, estabilizados, não estabilizados, requisitados de outros órgãos e temporários que trabalham nas cirurgias eletivas e de urgência programada nas unidades hospitalares estaduais.

Redução de filas e melhoria nas condições de trabalho

Carlos Felinto, titular da SES-TO, ressaltou que a iniciativa visa melhorar a qualidade do atendimento e as condições de trabalho dos profissionais de saúde. “Estamos trabalhando em prol de melhoria na qualidade do atendimento e das condições de trabalho dos profissionais. Através do PAG-Cirúrgico e outras ações estratégias, o Governo do já retirou mais de 44 mil pessoas da fila de espera por cirurgias eletivas e com a atualização do PAG-Cirúrgico teremos a condição de girar leitos dentro das unidades hospitalares, reduzindo tempo de espera por procedimentos e a distância dos pontos de atendimentos para a população usuária do Sistema Único de Saúde”.

Novas categorias e valores de indenização

A MP inclui o técnico de radiologia entre os profissionais que podem receber a indenização, que também abrange médicos cirurgiões, auxiliares, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e instrumentadores cirúrgicos, dependendo da complexidade do procedimento.

A MP inclui o técnico de radiologia entre os profissionais que podem receber a indenização, que também abrange médicos cirurgiões, auxiliares, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e instrumentadores cirúrgicos, dependendo da complexidade do procedimento.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]