Governador Wanderlei Barbosa e ministro Silvio Costa Filho anunciam projeto para hidrovias dos rios Madeira e Tocantins

O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
A cerimônia ocorreu na sede da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Tocantins (DNIT)

 

O governador Wanderlei Barbosa, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, apresentaram na tarde dessa segunda-feira, 22, o projeto e a qualificação pelo Programa de Parceria e Investimentos (PPI) para a implantação das hidrovias dos rios Madeira e Tocantins. A cerimônia ocorreu na sede da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Tocantins (DNIT).

A hidrovia Tocantins-Araguaia figura entre os principais corredores de transporte da região Centro-Norte do Brasil, sendo amplamente reconhecida pela significativa produção de grãos na área. Esta rota fluvial é navegável a partir de Barra do Garças (MT) no Rio Araguaia (HN-209) e de Peixe (TO) no Rio Tocantins (HN-200), estendendo-se até o porto de Vila do Conde, próximo a Belém (PA). Sua posição estratégica favorece a conexão com mercados da América do Norte, Europa e Oriente Médio.

O governador Wanderlei Barbosa expressou entusiasmo com a notícia. “É tudo que nós buscamos há muito tempo, porque vai melhorar o escoamento da produção. É essa espera que o Tocantins faz pacientemente e somos muito gratos por nos proporcionar esse momento tão esperado.” Ele destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico e o escoamento das produções dos estados vizinhos, como Goiás e Mato Grosso.

O ministro Silvio Costa Filho argumentou sobre a iniciativa para a região. “Sem dúvida alguma, vai ajudar todo o arco norte e vai colocar cada vez mais o Tocantins na posição estratégica do desenvolvimento, dialogando com todo o Norte, Sul e Nordeste. O Governo Federal vem dedicando um olhar para essa região para que possa avançar em investimentos em infraestrutura, gerar empregos e renda para a população”.

Prioridades do Ministério de Portos e Aeroportos

O Ministério de Portos e Aeroportos considerou a hidrovia do Tocantins uma prioridade e promoverá o derrocamento do Pedral do Lourenço, que inclui a remoção de rochas do leito do rio para garantir a adequação do canal de navegação. O DNIT está finalizando o licenciamento ambiental para assegurar a participação das comunidades ribeirinhas no processo.

Anúncios Adicionais 

Foi anunciada também a assinatura da Ordem de Serviços para as obras de encabeçamento da ponte sobre o Rio Araguaia, que conectará as cidades de Xambioá e São Geraldo, no estado do Pará.

Dino Antunes Dias, secretário nacional de Hidrovias e Navegação, enfatizou a importância da continuidade das obras: “É uma obra que sem dúvida vai beneficiar o Tocantins e o Brasil como um todo, proporcionando escoamento para uma região que cresce a cada dia na produção brasileira”.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias