Governador Wanderlei Barbosa cobra rapidez nas obras de reparos da ponte Palmas-Luzimangues após problemas na estrutura

  Na próxima terça-feira, 26, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, junto com o presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Márcio Pinheiro, fará uma visita técnica às obras de reparo no aterro e na parte superior da Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, que liga Palmas a Luzimangues, em Porto Nacional. Os […]

 

Na próxima terça-feira, 26, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, junto com o presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Márcio Pinheiro, fará uma visita técnica às obras de reparo no aterro e na parte superior da Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, que liga Palmas a Luzimangues, em Porto Nacional. Os trabalhos são considerados essenciais para garantir a segurança da estrutura e preparar o início da duplicação da ponte.

“Determinei à Ageto a recuperação imediata do aterro da ponte sobre o Lago de Palmas para evitar erosões e garantir a segurança para a reestruturação, que é a prioridade do Governo. Esses reparos são fundamentais para viabilizar a duplicação da ponte com a segurança necessária. A visita permitirá acompanhar de perto o andamento dos trabalhos”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

Segundo o presidente da Ageto, os reparos asseguram a estabilidade da ponte.  “Neste momento estamos fazendo ajustes no aterro para corrigir pontos de erosão e trabalhando na ampliação da retirada da defensa na parte superior. Também já executamos serviços debaixo d’água para avaliar as condições da base da ponte, que é o que iremos verificar durante a visita técnica com o governador Wanderlei Barbosa, a empresa responsável pelos trabalhos e a equipe técnica da Ageto. Depois que todo o aterro estiver refeito, continuaremos com as intervenções na parte superior da pista”, explicou Márcio Pinheiro.

Duplicação da ponte

As obras preveem a ampliação da ponte principal para quatro pistas, além da instalação de passarelas para pedestres e ciclistas. Atualmente, está em andamento a retirada das proteções laterais da ponte, parte dos estudos técnicos que devem ser concluídos até o fim do ano. Após essa etapa, será feita a readequação das faixas de rodagem, acostamentos, ciclovias e sinalização. A duplicação deve começar ainda este ano.

Investimento e execução

O projeto conta com R$ 250 milhões de investimento, oriundos de empréstimo com o Banco de Brasília (BRB). O valor inclui também a duplicação do trecho da TO-080, entre Luzimangues e Paraíso. A obra foi licitada pela Ageto, que contratou a empresa EHL LTDA para elaborar e executar o projeto.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias