Governador Wanderlei Barbosa articula construção de moradias adaptadas para comunidades quilombolas no Tocantins

 

O governador Wanderlei Barbosa viajou até Brasília nessa quarta-feira, 12 , para uma reunião com a vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães. O objetivo foi discutir a aceleração de 150 moradias no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida – Rural Tocantins, que vai beneficiar comunidades quilombolas do estado, com foco em quatro empreendimentos em áreas específicas.

Durante o encontro, Wanderlei Barbosa reforçou a prioridade dada pelo governo estadual às políticas habitacionais, com o foco em melhorar a qualidade de vida da população tocantinense.  “Nosso governo sempre priorizou as políticas públicas habitacionais e o Tocantins vai contemplar as comunidades tradicionais”.

O projeto prevê a construção de moradias que respeitam as necessidades culturais e sociais das comunidades quilombolas. A escolha do material de construção será o adobe, que além de ser resistente e térmico, é acessível para os moradores. O projeto vai atender as comunidades de Mateiros, Água Branca, São Félix e Santa Tereza, em colaboração com organizações locais e prefeituras.

Avanço das obras depende de acordo com os municípios

A reunião também serviu para discutir formas de agilizar o processo. Foi definida a elaboração de um Termo de Cooperação Técnica, que formaliza a parceria com as prefeituras para dar início ao projeto. O primeiro passo será a construção de um modelo piloto com unidades habitacionais.

O presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, afirmou que as construções seguirão um padrão de qualidade, com acompanhamento técnico de especialistas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). “Esse projeto-piloto, em parceria com a Caixa, tem potencial para ser replicado em outras comunidades”.

O programa Minha Casa, Minha Vida – Rural Tocantins

Anunciado em abril de 2024, o programa Minha Casa, Minha Vida – Rural Tocantins destina-se a construir 792 casas em várias regiões do estado. O objetivo é atender a agricultores familiares, comunidades indígenas, quilombolas e outros grupos em áreas rurais. Com investimento total de R$ 60 milhões, o programa é uma das principais iniciativas do governo federal para melhorar a qualidade de vida no campo.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias