Durante a abertura da 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), realizada nessa segunda-feira, 20 , no câmpus de Palmas, o governador Laurez Moreira destacou a relevância da instituição na formação de profissionais qualificados e revelou detalhes sobre o novo Parque Tecnológico do Tocantins, avaliado em R$ 30 milhões.
O empreendimento será construído na região norte de Palmas e já recebeu autorização de uso da área por parte da prefeitura. De acordo com o governo, os projetos elétrico, hidráulico e sanitário foram finalizados e entregues à Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto). A expectativa é de que o aval para o início das obras seja concedido nos próximos dias.
Com uma área de 424 mil m², o parque reunirá empresas de base tecnológica e startups, criando um espaço voltado à pesquisa e à geração de soluções inovadoras. A proposta é impulsionar o desenvolvimento urbano e tecnológico do estado, tornando o polo um ponto de integração entre diferentes setores produtivos.
Expansão da Unitins e novos investimentos
Laurez também falou sobre o fortalecimento da Unitins e ressaltou o avanço das obras do câmpus de Augustinópolis, que será construído em um terreno de 30 mil m² e contará com estrutura moderna e acessível. “Até dezembro, iremos lançar o edital da unidade de Augustinópolis. Acredito que cada região tem sua vocação e o nosso papel é descobrir e desenvolver essas potencialidades com ciência, tecnologia e modernização”, pontuou o governador.
Semana de Ciência e Tecnologia
A programação da 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Unitins acontece em parceria com a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt). O evento segue até sexta-feira (24) e faz parte da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Neste ano, o tema é Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território.