Nessa quinta-feira, 19 , o governador Wanderlei Barbosa esteve presente em uma reunião coordenada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, que reuniu nove governadores para tratar do tema das queimadas que têm atingido várias regiões do Brasil. A reunião também contou com a participação de ministros e representantes de diversas áreas, como Justiça, Meio Ambiente, Integração e Desenvolvimento Regional, e Relações Institucionais.
O principal foco do encontro foi ouvir as demandas dos governadores e discutir estratégias para enfrentar os incêndios que estão devastando o país. O Tocantins destacou as ações que já estão sendo adotadas no estado.
Entre as principais medidas, estão a mobilização de uma força-tarefa, organizada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com prefeitos das cidades mais afetadas, com o objetivo de prestar assistência emergencial às populações em situação crítica. As ações repressivas da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública (SSP), também foram intensificadas, com foco na prevenção e combate aos incêndios criminosos.
“Estou participando de uma importante reunião com governadores dos Consórcios da Amazônia e Brasil Central, juntamente com ministros do Governo Federal, em busca de soluções concretas para reduzir os focos de incêndio que estão afetando diversas regiões do país. Nossa prioridade é encontrar alternativas eficazes para proteger o meio ambiente e as populações impactadas, trabalhando de forma integrada e coordenada para enfrentar essa crise que atinge o território nacional”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa.
Iniciativas do Governo Federal
Entre as medidas discutidas pelo Governo Federal, destacou-se a criação de um decreto que institui o Comitê Interinstitucional de Gestão e o Comitê Executivo, dentro do Pacto pela Transformação Ecológica. Este pacto, recentemente formalizado no Palácio do Planalto, visa promover a cooperação entre as diversas esferas de governo para enfrentar questões ambientais.
O Governo Federal planeja criar um fundo específico para gerir recursos voltados à preservação de biomas como Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, facilitando a doação de recursos estrangeiros para projetos de proteção ambiental.
Na última terça-feira, 17 , o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com líderes dos demais poderes e aprovou uma série de medidas, incluindo uma medida provisória (MP) para liberar um crédito extraordinário de R$ 514 milhões, destinado a órgãos responsáveis por enfrentar a crise climática.
Queimadas no Tocantins
De acordo com o último relatório do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma), que compilou dados entre os dias 10 e 16 de setembro de 2024, o estado do Tocantins registrou 13.448 focos de queimadas. As cidades mais afetadas são Lagoa da Confusão, com 353 focos; Pium, com 187; Formoso do Araguaia, com 225; Miracema do Tocantins, com 83; e Mateiros, com 46 focos.