Na manhã desta segunda-feira, 23, o governador Wanderlei Barbosa esteve em Paranã, no sudeste do estado, ao lado da primeira-dama Karynne Sotero, para oficializar a liberação de recursos que vão garantir a reforma completa do Colégio Militar Euclides Bezerra Gerais. O valor da obra é de R$ 2,7 milhões, dentro do programa Obra Toda Semana: Transformando Escolas, Construindo Futuros, que visa modernizar escolas em todo o Tocantins.
Durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço, o governador destacou a relevância histórica de Paranã para o Tocantins e explicou por que o município foi escolhido para inaugurar o novo programa de revitalização escolar. “Estamos em um dos municípios mais antigos do nosso estado, com uma história importante para a nossa gente e nada mais justo começarmos este projeto por aqui. Estamos reformando e também construindo novas escolas em todo o Tocantins. Aqui, além da recuperação geral da estrutura, vamos ampliar com quadra coberta, refeitório e cozinha adequada aos padrões da educação; trocar o piso; consertar telhado; e climatizar, como já fizemos em outras as unidades escolares do Estado”, destacou.
O início das obras no Colégio Militar marca também o lançamento oficial do projeto Obra Toda Semana, uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), dentro do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe). A proposta é realizar, semanalmente, entregas, ampliações ou reformas em unidades escolares, com o objetivo de melhorar a infraestrutura da rede estadual de ensino.
Escola tradicional será transformada
O secretário de Educação, Fábio Vaz, comentou que a escola de Paranã é uma das mais tradicionais da região e, apesar de sua longa história, nunca teve quadra coberta ou refeitório. “O governador Wanderlei Barbosa tem um olhar especial pela educação do Tocantins. Hoje [segunda-feira, 23], estamos lançando uma obra de R$ 2,7 milhões em uma escola com mais de 50 anos, que até então não contava com refeitório e nem quadra coberta. Agora, vamos reformar completamente a estrutura, além de criar novos ambientes. Fico muito feliz em fazer parte desse momento”.
Município celebra conquista para os estudantes
O prefeito Phabio Augustus da Silva, conhecido como Phabio da Farmácia, celebrou o início das obras e lembrou que o pedido para transformar a escola em cívico-militar foi feito há quatro anos. “Em nome do Colégio Militar, que atualmente atende centenas de alunos, quero agradecer pelo investimento em nossa cidade. Há quatro anos, fizemos o pedido para transformar essa escola em cívico-militar e, agora, vemos o impacto positivo disso na nossa comunidade. A educação é o caminho para a formação integral dos nossos jovens e obras como a construção do refeitório e a quadra são essenciais. Agradecemos imensamente ao governador pelo compromisso com a educação”.
Estrutura será totalmente modernizada
A unidade escolar, ligada à Superintendência Regional de Arraias, atende hoje 297 estudantes do 6º ao 9º ano e conta com 47 servidores. O projeto de reforma inclui: construção de uma quadra coberta, melhoria nas salas de aula, reforma da cantina, despensa, área de serviços e sala dos professores, além da readequação de ambientes administrativos, substituição de portas e janelas danificadas, renovação das instalações elétricas e hidráulicas e urbanização do pátio externo. A obra tem previsão de conclusão em 10 meses.
Estudantes valorizam o novo momento
Newton Ferreira, de 14 anos, é aluno da escola desde o 5º ano e atualmente cursa o 9º. Ele acredita que a modernização será importante para os que ainda vão ingressar na unidade. “Essa modernização da nossa escola será muito importante para todos nós, alunos. Algo que realmente estávamos precisando. Tenho certeza que os alunos novos vão encontrar uma referência ótima e receberão uma escola praticamente nova. Já para alunos como eu, que estou concluindo, a reforma ajuda muito nos estudos, pois tanto alunos quanto professores participam da aula com mais empolgação, afinal todos queremos um lugar confortável para estudar”.