No Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado nessa quinta-feira, 20, a Fundação Pró-Tocantins destaca que cuidar da saúde bucal é essencial para manter o bem-estar geral do corpo. E enfatiza que a falta de cuidados pode resultar em uma série de problemas, como cáries, gengivite e até mesmo complicações mais graves, como doenças cardíacas e respiratórias.
De acordo com a fundação, a negligência com a higiene oral pode desencadear diversos problemas, além de prejudicar a saúde de outras partes do corpo. Entre as doenças que podem surgir estão o câncer bucal e infecções respiratórias, condições que podem agravar outras doenças crônicas, como o diabetes. A saúde bucal, portanto, tem uma relação direta com o equilíbrio do organismo como um todo.
Manter uma rotina de cuidados com a boca não apenas previne doenças bucais, mas também tem um impacto positivo em aspectos como digestão e autoestima. A preservação dos dentes evita perdas precoces e melhora as relações sociais, promovendo confiança e bem-estar.
Boas práticas de saúde bucal da Fundação Pró-Tocantins
Em celebração ao Dia Mundial da Saúde Bucal, a Fundação Pró-Tocantins compartilha algumas orientações valiosas para manter a saúde bucal em dia:
- Escove os dentes após cada refeição e antes de dormir;
- Use fio dental diariamente para remover resíduos de alimentos;
- Escolha uma escova de dentes adequada e troque a cada três meses;
- Mantenha uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes;
- Não se esqueça de higienizar a língua, removendo bactérias e prevenindo o mau hálito;
- Visite o dentista com regularidade para acompanhamento e prevenção.
Apoio continuado aos beneficiários da Fundação
Além de adotar práticas de cuidado bucal no dia a dia, os beneficiários da Fundação Pró-Tocantins que participam do programa OdontoFAM podem contar com visitas periódicas ao dentista, tornando o cuidado dental mais acessível e previsível financeiramente.