Acontece nesta quinta-feira, 9, às 15h, no edifício da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), a assinatura do termo de cooperação entre a instituição, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), e a Secretaria da Cultura (Secult), para uma ação conjunta que tem como objetivo capacitar agentes culturais tocantinenses no edital da Lei Rouanet Norte.
O Edital da Lei Rouanet Norte, do Ministério da Cultura (MinC), foi anunciado em setembro e irá destinar investimento de R$ 24 milhões, para ações culturais e artísticas que serão desenvolvidas no próximo ano.
A proposta, segundo o Minc é descentralizar e democratizar o acesso às políticas públicas culturais. Trata-se da primeira vez que artistas do Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá e Tocantins receberão investimento desse aporte em projetos culturais.
O decreto de fomento à cultura, assinado em março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, trouxe a possibilidade de atuação do Minc junto aos patrocinadores da Rouanet, por meio de editais públicos, gerindo o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) para que as ações sejam realizadas em todo o país e os recursos sejam melhor distribuídos entre as regiões.