A abertura da exposição “Mapa Afetivo de Palmas: costurando visões femininas” será realizada nesta quarta-feira, 4, em Palmas. A vernissage ocorrerá no Museu Casa Suçuapara, no Parque Cesamar, às 19h, e faz parte de um projeto cultural financiado pelo edital Artes Tocantins, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo.
O evento contará com a presença das artistas responsáveis pelas obras, um bate-papo interativo, e uma arte-educadora dedicada ao atendimento do público infantil. Além disso, um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) estará disponível para facilitar o acesso.
A exposição surge de um trabalho coletivo de mulheres da capital tocantinense, que, por meio de rodas de bordado, discutiram os desafios enfrentados no cotidiano urbano. As obras que serão exibidas trazem os sentimentos e vivências dessas mulheres, transmitidos através de técnicas têxteis, como bordado, macramê e tecelagem.
O evento também conta com QR Codes nas obras, oferecendo audiodescrição para garantir acessibilidade a todos os visitantes. A exposição ficará aberta ao público até o dia 31 de janeiro de 2025.
A visão das mulheres sobre a cidade
De acordo com a coordenadora do projeto, Rayssa Carneiro, a exposição redesenha o mapa de Palmas sob a perspectiva feminina, destacando experiências e afetos que representam o olhar das mulheres sobre o espaço urbano.
A vice-coordenadora, Ariadne Feitosa, acredita que, apesar de ter como foco as experiências femininas, as obras possuem um poder de identificação que pode ser compartilhado por todos os públicos. “O visitante vai se identificar com situações e sentimentos que marcam a experiência de viver aqui. Embora sejam visões femininas, acredito que as obras são capazes de criar identificação com todos os públicos”.