Especialista alerta sobre a prevenção contra a covid-19 no Tocantins, apesar da queda nos casos

 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), mantém o monitoramento da covid-19 e reforça estratégias para evitar a propagação do vírus. Dados coletados pelos sistemas eSUS-VE e Palmas Notifica, analisados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-TO), indicam uma queda expressiva nos casos confirmados nos primeiros meses de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Em janeiro de 2024, o estado registrou 3.842 casos de covid-19, enquanto, no mesmo mês de 2025, esse número caiu para 918. Em fevereiro, a tendência de redução se mantém: até o dia 11, foram contabilizados 411 casos, uma queda significativa em relação aos 4.254 registros do mesmo período de 2024.

Mesmo com a diminuição dos casos, especialistas recomendam atenção, especialmente com a chegada do inverno.  “Os números são considerados estáveis, dentro do esperado para o período do ano, mas as ações de prevenção devem ser reforçadas neste período de inverno, já que as temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus que causam infecções gripais”, alerta Arlete Otoni, técnica do Cievs-TO.

Reforço na prevenção

A Secretaria de Saúde do estado destaca a importância da vacinação, disponível em mais de 300 salas de imunização distribuídas pelo Tocantins. Além disso, medidas como higienização frequente das mãos, ventilação adequada dos ambientes e o uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais continuam sendo recomendadas para evitar novos surtos da doença.

Situação da covid-19 no estado

Desde o início da pandemia, o Tocantins já contabilizou 383.800 casos confirmados de covid-19 e 4.312 óbitos até o dia 11 de fevereiro de 2025.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias