DPE-TO emite recomendações para melhorias em hospitais e unidades de saúde de Porto Nacional

A equipe da Defensoria visitou todos os setores do Hospital Regional e detectou a necessidade urgente de ajustes

 

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio dos Núcleos Especializados de Defesa da Saúde (Nusa) e de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), juntamente com a 7ª Defensoria Pública de Porto Nacional, fez uma série de recomendações para as Secretarias de Estado e Municipal da Saúde. O objetivo é promover melhorias em diversas unidades de saúde em Porto Nacional.

As recomendações surgiram após a realização de inspeções nos hospitais e centros de saúde da cidade. Durante as vistorias, diversas demandas foram identificadas, abrangendo desde questões estruturais até a necessidade de ajustes no atendimento aos pacientes.

Foram visitados o Hospital Materno Infantil Tia Dedé, o Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), o Centro de Especialidades Médicas (CEME) e o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CEMAM).

A equipe da Defensoria visitou todos os setores do Hospital Regional e detectou a necessidade urgente de ajustes. Entre as ações recomendadas, destaca-se a reforma imediata da lavanderia, que foi considerada insalubre. A Defensoria também solicitou a apresentação de um cronograma para regularização das inconformidades observadas no prazo de 30 dias.

Recomendações para o CEMAM e CEME

No Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CEMAM), embora as condições estruturais estejam em bom estado, foi identificado a necessidade de melhorias. As defensoras sugeriram a mudança para um novo imóvel, além da contratação de mais profissionais, como psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

Já no Centro de Especialidades Médicas (CEME), a principal recomendação foi a implantação de um segundo consultório de fisioterapia, além da aquisição de novos equipamentos e materiais. Os defensores públicos também destacaram a importância da implementação do prontuário eletrônico em toda a rede de Atenção Primária e Especializada.

Sugestões para o Hospital Materno Infantil

Em relação ao Hospital Materno Infantil Tia Dedé, a Defensoria sugeriu a instalação de uma brinquedoteca, conforme estipulado pela Lei nº 11.104/2005, e a reforma da cozinha do hospital. Além disso, foram feitas recomendações para adequações no posto de coleta de exames laboratoriais e a criação de uma comissão de revisão de óbitos.

Prontuário eletrônico como ferramenta essencial

Uma das recomendações gerais mais importantes feitas pelos Núcleos Nusa e Nudeca foi a implementação do sistema de prontuário eletrônico em toda a rede de saúde. O objetivo é garantir a organização e a integridade das informações de saúde dos pacientes, facilitando o acesso e o controle tanto nas unidades de Atenção Primária quanto nas Especializadas.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais