Categorias: Tocantins

Defensoria Pública sugere implementação de instituições de longa permanência para idosos em Palmas após seminário

Publicado por
Flávia Ferreira

 

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por intermédio do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Palmas, emitiu uma Recomendação ao Município de Palmas, instando a implementação de Instituições de Longa Permanência Pública para Idosos (ILPI).

Neuton Jardim, coordenador do Nuamac Palmas, ressalta que a ausência de ILPI pública na capital foi discutida durante o “Seminário da Pessoa Idosa” realizado pelo Núcleo em outubro. O evento contou com a presença de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Município de Palmas, do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, da Delegacia de Vulneráveis e da Universidade da Maturidade – UMA.

Segundo o coordenador, a falta de um serviço de ILPI na capital vai de encontro ao disposto no artigo 230 da Constituição Federal, que estabelece o dever do Estado de amparar as pessoas idosas, garantindo-lhes o direito à vida, dignidade e bem-estar, além de assegurar sua participação na comunidade.

A LEI 

A Recomendação destaca também a Lei Municipal nº 1.888 de 2012, que estabelece que o município de Palmas deve manter uma política de atendimento e amparo ao idoso, assegurando seus direitos sociais e promovendo sua integração e participação efetiva na sociedade, com a cooperação de entidades beneficentes e de assistência social que atuam no município.

As Instituições de Longa Permanência (ILPIs), conhecidas como asilos, casas de repouso, abrigos para idosos, entre outros termos, oferecem serviços de acolhimento para pessoas idosas com 60 anos ou mais, com ou sem suporte familiar.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT

Compartilhar
Publicado por
Flávia Ferreira