Clínicas, salões e academias de Palmas não devem oferecer câmaras de bronzeamento por riscos à saúde, recomenda MP

Clínicas, salões e academias de Palmas não devem oferecer câmaras de bronzeamento por riscos à saúde, recomenda MP
Foto: Gerlach/Pixabay

 

Clínicas de estética, academias, salões de beleza e outros estabelecimentos da Capital receberam uma recomendação para não oferecer, vender ou divulgar câmaras de bronzeamento artificial com finalidade estética. A medida foi tomada pela 15ª Promotoria de Justiça, que alerta para os riscos que esses equipamentos representam à saúde das pessoas.

De acordo com o promotor de Justiça Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira, responsável pelo documento, a recomendação segue o que já determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desde 2009, a Anvisa proíbe o uso das câmaras de bronzeamento em todo o território nacional, já que a exposição aos raios ultravioletas pode causar queimaduras, envelhecimento precoce da pele e até aumentar as chances de câncer.

Na orientação enviada, os donos de estabelecimentos terão até 30 dias para informar quais providências foram tomadas após a recomendação. Além disso, órgãos estaduais e municipais também foram notificados e precisam intensificar as ações de fiscalização. Esses órgãos deverão encaminhar relatórios com as medidas adotadas no prazo de 10 dias úteis.

Segundo o Ministério Público, o principal objetivo é evitar práticas irregulares e preservar a saúde da população de Palmas.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias