Representantes de diversas regiões do Tocantins participaram, nesta semana, de uma formação promovida pela Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), em Palmas. A iniciativa teve como foco capacitar gestoras e lideranças que atuam nas Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres (SPMs), fortalecendo o planejamento e a execução de ações públicas voltadas ao público feminino.
O encontro, realizado no auditório da Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO), terminou nessa quarta-feira, 16 , após dois dias de palestras, rodas de conversa e atividades de orientação técnica.
De acordo com a secretária estadual da Mulher, Berenice Barbosa, a capacitação foi estratégica para articular lideranças e consolidar políticas de gênero nos municípios. “Conseguimos reunir mulheres de todas as regiões, proporcionar uma rica troca de experiências e, principalmente, alinhar estratégias que garantam direitos e ampliem as políticas públicas voltadas às mulheres em cada município. Esse é o compromisso da nossa secretaria, fazer com que as políticas de igualdade de gênero cheguem a todas as mulheres tocantinenses, com mais proteção, oportunidades e respeito”.
Formação abordou planejamento, orçamento e combate à violência
O primeiro dia de atividades foi marcado pela apresentação da estrutura e dos eixos de atuação da SecMulher, seguida de uma palestra sobre os marcos legais das políticas públicas para as mulheres. Também foram abordadas questões práticas, como elaboração de planos de ação, definição de metas, indicadores e gestão de recursos públicos.
Temas como enfrentamento à violência, canais de denúncia e o papel das Ouvidorias da Mulher também ganharam espaço nas discussões. Ainda na programação, as participantes debateram planejamento orçamentário e a execução de despesas específicas para garantir a continuidade e a efetividade das políticas voltadas às mulheres.
Editais, recursos e conselhos municipais na pauta do segundo dia
O segundo dia começou com uma oficina voltada para a participação em editais e captação de recursos. As gestoras foram orientadas sobre as principais fontes de financiamento e os critérios para elaboração de projetos viáveis e sustentáveis.
Na sequência, houve um momento de aprofundamento sobre violência contra a mulher, com foco no letramento sobre o tema. Foram abordadas as formas de agressão, os ciclos da violência e a importância da escuta ativa no acolhimento das vítimas.
Encerrando a programação, foi promovido um painel sobre os Conselhos Municipais da Mulher e os Fundos Municipais, destacando como essas estruturas podem contribuir para a autonomia e continuidade das políticas públicas em nível local.
Compromisso coletivo por mais equidade
Ao final da capacitação, a diretora de Políticas para Mulheres e Relações Sociais da SecMulher, Terezinha Aquino, agradeceu a mobilização das participantes. “A troca de experiências e o alinhamento estratégico que construímos nestes dois dias serão essenciais para a construção de políticas públicas mais eficientes, inclusivas e respeitosas, assegurando direitos e ampliando as oportunidades para as mulheres em todo o estado”.