Atendimentos itinerantes da Justiça Eleitoral do TO retornam nesta segunda, 19, em Palmeirópolis e São Salvador
Em 2023 foram 22.488 mil atendimentos em 169 ações
Para alcançar o maior número de eleitores, com o objetivo garantir a participação de todos nas eleições municipais de 2024, a Justiça Eleitoral do Tocantins realiza os atendimento itinerantes, que em 2023 contemplaram 169 ações e 22.488 atendimentos. A ação está sendo retomada essa semana em dois municípios que não houveram atendimentos em 2023, ambos da 18ª Zona Eleitoral: Palmeirópolis e São Salvador. Nesta iniciativa do TRE-TO, são oferecidos os serviços eleitorais ao cidadão, como alistamento eleitoral, regularização, impressão de 2ª via e transferência de título, ou emissão de certidões.
Os atendimentos itinerantes fazem parte do grupo de programas permanentes do tribunal que compreende descentralizar os atendimentos realizados somente nos cartórios das Zonas Eleitorais, e levar para pontos específicos nos municípios, para que possa facilitar o acesso da população aos serviços da Justiça Eleitoral.
Serviços procurados
No balanço de 2023, entre os principais serviços buscados pela população estavam a emissão do 1º título de eleitor (alistamento), transferência, emissão de 2ª via do título, busca de informações e também esclarecimento de dúvidas. Sendo aproximadamente 44% de alistamento, 31% de transferência e 25% de revisão e informação.
Para o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, os atendimentos itinerantes possibilitam o acesso aos serviços eleitorais de forma ampla, rápida, humanizada e eficiente. “Com a aproximação das Eleições Municipais de 2024, vamos intensificar nossas ações para regularizar a situação eleitoral dos tocantinenses, facilitando seu acesso aos serviços que garantem a sua participação no pleito democrático”, afirmou o magistrado.